O astronauta norte-americano Scott Kelly cresceu aproximadamente 5 centímetros durante os 340 dias que passou no espaço. Quando partiu para a Estação Espacial Internacional, o astronauta era do mesmo tamanho que seu irmão gêmeo. No entanto, especialistas acreditam que, por conta da falta de gravidade, seu corpo pode ter se esticado um pouco.
O colega de Kelly na NASA – agência espacial norte-americana –, Jeff Williams, ainda disse, em entrevista à “CNN”, que a mudança deve ser temporária. “Os astronautas ficam mais altos no espaço conforme a coluna vertebral vai se esticando, explica. Mas, segundo Williams, “eles retornam à altura de comprovação depois de um curto período de tempo na Terra”.
O norte-americano participou de uma missão chamada “gêmeos espaciais”, que tinha como objetivo analisar quais os efeitos no organismo de uma pessoa que passa um longo tempo no espaço. Kelly ficou um ano, o maior período que um astronauta dos Estados Unidos já tenha ficado. O irmão de Scott Kelly também foi monitorado durante o tempo de expedição.
*Com iG São Paulo
Fonte: ANSA