segunda-feira, fevereiro 26, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioParaíbaCooperação entre UEPB e Detran beneficia cerca de 6 mil pessoas para...

Cooperação entre UEPB e Detran beneficia cerca de 6 mil pessoas para retirada de Carteira Nacional de Habilitação

O trabalho conjunto envolvendo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), possibilitou que 5.898 usuários tivessem maior facilidade no acesso para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao longo do ano de 2015. A partir do termo de cooperação firmado entre as instituições, as cidades de Guarabira, Patos, Monteiro e Catolé do Rocha, onde a UEPB possui Câmpus, puderam receber os interessados no serviço, o que até então era possível fazer apenas em Campina Grande e João Pessoa.

Com a utilização dos espaços físicos da Universidade, foram criadas melhores condições para que fossem realizados os exames psicotécnicos e as provas de legislação. De acordo com o professor José Pereira, pró-reitor de Extensão da UEPB, o serviço teve um resultado muito positivo, uma vez que essas quatro cidades serviram como polo para vários municípios vizinhos, o que facilitou o acesso ao serviço do Detran.

“O termo de cooperação trouxe muitas vantagens para os usuários que participam do processo de retirada da CNH na Paraíba. Facilitou tanto no deslocamento das pessoas, como também ampliou as possibilidades de quem mora longe de Campina Grande e João Pessoa, que eram os únicos locais onde o serviço era oferecido. Para esse ano de 2016, vamos manter a parceria e ainda com a possibilidade de ampliar o alcance dela”, disse professor Pereira.

A ampliação do termo de cooperação para este ano contará com a participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que cederá o espaço físico em suas unidades nas cidades de Pombal, Sousa, Cajazeiras e Princesa Isabel, para que elas também se tornem polos da proposta. Com isso, a expectativa é ampliar ainda mais o número de usuários com acesso ao serviço.

Para o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Gerson Lima, o trabalho da UEPB foi fundamental para que a iniciativa desse certo. Segundo ele, além do acolhimento, a credibilidade que a Instituição oferece contribuiu para que o serviço fosse executado com excelência. “A experiência dos professores da UEPB na aplicação das provas e a visão ampla que eles ofereceram foram muito importantes para que o nosso trabalho desse certo”, afirmou.

Gerson ainda destacou que além da ampliação no número de cidades onde as provas de legislação e os exames psicotécnicos serão realizados em 2016, a UEPB ainda promoverá um curso de capacitação para os servidores do Detran, no setor de atendimento ao público, como também um outro treinamento com os instrutores de auto escolas. “Com nossos servidores, o foco é melhorar nossa prestação de serviço. Já com os instrutores, a proposta é abordar a humanização no trânsito, para que os alunos aprendam além do que é guiar um veículo”, destacou.

Coordenadora do polo de Monteiro, dentro das ações do termo de cooperação entre a UEPB e o Detran-PB, a professora Adalgisa Rasia afirmou que esse trabalho comprovou a eficiência do serviço público nas duas instituições. Ela ainda apontou que além do número expressivo de usuários que utilizaram o serviço, a qualidade e satisfação dos usuários superaram as expectativas criadas no início da proposta. “Além de um importante serviço à população, cumprimos com nosso propósito de oferecer um trabalho social aos usuários. Isso é o mais importante, já que se não fosse essa aproximação nas cidades, muitas pessoas não teriam condições de usufruir desse serviço”, ressaltou Adalgisa.

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments