Início Destaques Em nova denúncia à Justiça, Gaeco reafirma Ricardo Coutinho como chefe da...

Em nova denúncia à Justiça, Gaeco reafirma Ricardo Coutinho como chefe da organização criminosa

55
0
COMPARTILHAR

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) protocolou no Tribunal de Justiça, nesta segunda-feira (13/01), a sexta denúncia com base nas investigações da “Operação Calvário”. Na peça jurídica, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e a Improbidade Administrativa (Ccrimp) acusam 35 gentes públicos, empresários e operadores financeiros de formarem uma organização criminosa (Orcrim) para a prática de delitos, como corrupção e lavagem de ativos, através de atividades de organizações sociais (OSs) na saúde e da adoção de inexigibilidades (fraudadas) na educação.

Segundo a denúncia, o ex-governador Ricardo Coutinho é o responsável pelas manobras de estruturação de bases para o nascimento e continuação dos esquemas de corrupção concebidos pelo alto-comando da organização criminosa, assim como de articulação entre os Poderes Executivo e Legislativo do Estado. Ricardo agiu diretamente na construção dos esquemas criminosos que foram estruturados no bojo de suas gestões.

“Todos reportavam-se a ele, como detentor da informação, do poder de voz e destinatário final das vantagens ilícitas e de todos os dividendos políticos decorrentes das condutas criminosas praticadas”, destaca a denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público do Estado da Paraíba.

Ainda segundo a denúncia, a Organização criminosa chefiada por Ricardo Coutinho teve início ainda na Prefeitura de João Pessoa. “Em 2011, o denunciado Ricardo Coutinho já havia iniciado a estruturação da ORCRIM dentro da Prefeitura Municipal de João Pessoa, como se observou com as investigações relativas ao “Caso Cuiá”, “Jampa Digital”, do “Gari da Emlur” e o “Caso dos Livros”, afirma o documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui