Estudantes do Programa Conexão Mundo recebem passaportes para Intercâmbio Internacional

0
48

Os estudantes participantes do programa Conexão Mundo estão recebendo nesta semana os passaportes, fase essencial para a realização dos intercâmbios educacionais internacionais. Nesta terça-feira (18), 35 deles compareceram ao posto da Polícia Federal localizado no Manaíra Shopping, em João Pessoa. O programa, parte das políticas públicas educacionais da Paraíba, conforme as Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, visa a cooperação internacional, formação qualificada e desenvolvimento científico e tecnológico dos estudantes da rede pública da Paraíba.

“É um sonho da minha filha que está sendo realizado. Ela fez a prova e conseguiu. Estamos todos muito felizes e gratos a Deus. É um grande orgulho ver os filhos realizando sonhos que muitos de nós pais não conseguiram”, disse a dona de casa Eliane Lino dos Santos, mãe da aluna Janiele dos Santos, que deve estar embarcando para o Chile nos próximos 30 dias. Lançado em 2021 pelo Governo da Paraíba, o Conexão Mundo busca desenvolver competências colaborativas, ampliar o repertório cultural dos estudantes, incentivar a formação profissional internacional e a proficiência em línguas estrangeiras, além de construir redes de boas práticas educacionais.

O processo seletivo para o edital nº 04/2024, referente à edição 2024/2025 do Projeto Conexão Mundo contou com a participação de 2.139 estudantes de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Paraíba. Os candidatos passaram por provas de conhecimentos em inglês e espanhol realizadas em 16 cidades polo. Ao todo, foram oferecidas 400 vagas, distribuídas entre curso de idiomas, formação profissional e ensino médio internacional, com destinos como Reino Unido, Espanha, Chile e China. No total, foram selecionados 204 estudantes para intercâmbio em inglês ou mandarim e 170 em espanhol.

A coordenadora geral do Conexão Mundo, Edith Larissa, destacou a importância da fase de emissão dos passaportes. “Essa etapa é essencial para que os estudantes possam viajar, comprar passagens e fazer cadastro nas instituições internacionais. Sem o passaporte, eles não poderiam realizar a viagem”, explicou. Ela também mencionou que a entrega dos passaportes está acontecendo em etapas, com diferentes gerências regionais comparecendo em dias específicos para receber os documentos. “Na semana passada, fizemos a emissão, e agora estamos recebendo os passaportes dos alunos. É importante também porque é um processo que está sendo custeado em sua integralidade pelo Governo do Estado”, afirmou Edith.

Janiele dos Santos, filha de Eliane, está no 2º ano da Escola Cidadã Integral Professor Celestin Malzac, em João Pessoa, e também compartilhou sua emoção. “Estou muito grata por ter chegado até aqui. Nunca imaginei que isso aconteceria na minha vida. Estou ansiosa para aprender mais sobre a língua e a cultura chilena, conhecer novas pessoas e vivenciar novas experiências. Se pudesse resumir isso tudo em uma palavra seria gratidão. É a palavra que determina esse momento, que determinaria tudo que está acontecendo na minha vida. E não só na minha vida, mas na vida de todos os estudantes que estão aqui. É algo muito gratificante, de verdade”, declarou.

O programa Conexão Mundo, além de proporcionar intercâmbio cultural, visa a formação integral dos estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho globalizado. O governo do Estado da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, arca com todos os custos, incluindo emissão de passaportes, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao intercâmbio. Este suporte financeiro é fundamental para viabilizar a participação de alunos de diversas origens sociais.

O planejamento inicial para o embarque dos estudantes do programa Conexão Mundo prevê final de julho para o Chile (Ensino Médio Internacional), início de agosto para Salamanca, Espanha (Curso de Idiomas), e final de agosto para o Reino Unido (Ensino Médio Internacional e Formação Profissional). No entanto, ajustes podem ser necessários devido à homologação das passagens e outras questões específicas de cada destino. Ao final de cada viagem, os estudantes que participam do programa retornam ao Brasil com uma bagagem cultural rica e experiências que vão além do conteúdo acadêmico.

“A imersão em outras culturas e idiomas contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, ampliando suas perspectivas e oportunidades futuras. Esse é um programa que fortalece a educação pública na Paraíba, demonstrando seu compromisso com a formação de cidadãos globais. Sendo assim, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba continua a trabalhar para expandir programas como o Conexão Mundo, buscando parcerias internacionais e novas oportunidades para os estudantes. A formação em língua estrangeira, a ampliação do repertório cultural e a construção de redes de cooperação internacional são pilares fundamentais para o desenvolvimento educacional e social do Estado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui