Governador participa no Insa da abertura do Encontro de Jovens Rurais do Semiári

0
428

O governador Ricardo Coutinho abre, na noite desta quinta-feira (28), a partir das 19h, o Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro, que deve reunir pouco mais de 300 participantes da região na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande (PB).

Realizado pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), o encontro vai até o domingo (31). Os jovens participarão de atividades formativas e de intercâmbios de experiências, vivências e aprendizados a partir da realidade de suas comunidades.

O objetivo é mobilizar expressões juvenis do campo, fortalecer as pautas da juventude do Semiárido nos espaços de participação e no processo de construção das políticas de desenvolvimento territorial, a partir de intercâmbios de experiências concretas desses jovens.

Com o tema “Compartilhando e Construindo Novos Saberes sobre Convivência com o Semiárido”, o evento vai abrir espaços para a troca de experiências que fortaleçam a participação dos jovens e dos movimentos juvenis do campo na proposição e execução de políticas públicas.

Segundo Hélio Silva Barbosa, coordenador do Procase, o encontro é fundamental para possibilitar o diálogo entre essas comunidades de jovens e para criar condições de interlocução direta com os poderes públicos. Um dos destaques desse debate é a inclusão dessas comunidades no Plano Nacional de Juventude (PNJ), que está em  processo de elaboração por parte da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e no Pano Nacional de Sucessão Rural, também em construção pelo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Proposta estadual – O gestor do Procase avalia que o evento coloca a Paraíba em posição estratégica na formulação das políticas públicas nacionais voltadas aos jovens do Semiárido. “Não podemos construir um Plano Nacional de Juventude, bem como, de Sucessão Rural, sem considerar as diversidades destas juventudes”, afirmou Hélio.

O Encontro de Jovens Rurais do Semiárido é promovido pelo Governo Estadual, por meio do Procase, e tem como parceiros o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Projeto Semear, Projeto Procasur, além de diversos movimentos e organizações da sociedade civil ligados à juventude do campo.

Dos 223 municípios paraibanos, 171 estão situados no Semiárido, compreendendo 11 dos 15 territórios rurais existentes no Estado. Destes, 5 são atendidos pelas ações e projetos realizados e monitorados pelo Procase.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui