Caso ocorreu nesta quinta-feira (29). Segundo testemunhas ele ‘parecia alterado e queria entrar’.
Por G1 DF
Homem quebra porta de vidro no Senado
Um homem foi detido por policiais legislativos após quebrar uma porta de vidro na chapelaria do Senado Federal, na tarde desta quinta-feira (29). Segundo testemunhas, “ele aparentava estar alterado e dizia que queria entrar no prédio”.
Câmeras de segurança da Casa (assista vídeo acima) gravaram o momento em que o homem, identificado como Victor Rafael Herzog Pinto Neves, de 34 anos, usa a barra de ferro para quebrar a porta. Em seguida, ele é abordado por seguranças e os desafia.
Um outro vídeo (assista abaixo) enviado à reportagem registra o instante em que o homem é contido pela Polícia Legislativa, com armas de choque, conhecidas como tasers.
Homem quebra vidro no Senado e é detido
Após ser atingido, o homem cai no chão. Alguns segundos depois, ele retira os aparelhos de choque do corpo. Antes que consiga se levantar, policiais o algemam e o levam.
O vídeo foi enviado à reportagem por Jean Hernani Guimarães Vilela, assessor da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP). Ao fim da gravação, a parlamentar aparece também filmando a cena.
Homem quebra vidro no Senado e é detido por policiais legislativos — Foto: Reprodução
Ao G1, testemunhas afirmaram que o homem “se revoltou após ser informado de que não poderia entrar na Casa sem agendamento”.
A barra de ferro, usada para quebrar o vidro, serve para demarcar filas. Durante a tarde, a porta foi substituída por tapumes.
Trabalhadores trocam vidro quebrado por tapume no Senado Federal — Foto: Aline Ramos/G1
Ao G1, o Senado confirmou que “por volta das 14h, policias legislativos detiveram um homem que tentou invadir as dependências do Senado Federal”.
Segundo a Casa, “após danificar o patrimônio público e voltar-se contra os policias, foi necessário o uso de equipamento não letal (taser), de acordo com a melhor doutrina de uso progressivo de força”.
O Senado afirma que “os procedimentos legais estão em andamento e ainda não há detalhes sobre o caso”.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.