quarta-feira, abril 24, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioCampina GrandeSaúde de Campina Grande inscreve para vagas em Residência Médica

Saúde de Campina Grande inscreve para vagas em Residência Médica

Da Redação com Codecom/CG. Publicado em 21 de outubro de 2019 às 12:20.

ASecretaria de Saúde de Campina Grande, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, lançou edital de seleção para o Programa de Residência Médica do município. São 17 vagas ofertadas pelo município nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria e Medicina de Saúde da Família e Comunidade.

Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de outubro pelo site www.ufcg.edu.br/comprov. A seleção é realizada por meio de uma prova objetivo que será aplicada no dia 1 de dezembro.

A divulgação do resultado final acontece no dia 15 de janeiro de 2020.  A taxa de inscrição custa R$ 400,00, mas as pessoas que têm direito podem solicitar a isenção do pagamento.

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

Os residentes recebem por meio de bolsas pagas pelo Ministério da Saúde. O edital ainda oferece 28 vagas em outras especialidades para o programa de residência da própria UFCG.

São seis vagas para Medicina de Saúde da Família e da Comunidade, cinco para Pediatria, três para Ginecologia e Obstetrícia e também três para Neonatologia. Para este último, é necessário que o candidato já tenha feito residência em Pediatria. A duração varia entre 2 e 3 anos, dependendo da área.

O Pró- Residência  de Campina Grande foi iniciado em 2013. O serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde com vagas para pediatria, ginecologia/obstetrícia, medicina de saúde da família e da comunidade e neonatologia, que acompanham os recém-nascidos nos primeiros 28 dias de vida dos bebês. Desde 2013, o número de vagas para cada especialidade já foi dobrado.

Os residentes são acompanhados por preceptores, médicos experientes e com titulação acadêmica, que supervisionam o trabalho dos alunos e orientam.

“Com esse programa que desenvolvemos em parceria com a UFCG, estamos ajudando a dar formação para os médicos recém-formados da cidade e colaborando para criar especialistas para a rede de saúde em áreas menos pretendidas pelos médicos, como pediatria e medicina de saúde da família”, avaliou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto.

Além da Residência Médica, também existem mais de 3 mil estagiários, que atuam em Unidades Básicas de Saúde ou unidades de atenção primária e até a média complexidade. O Pedro I Especialidades, a Ala Geriátrica do Hospital Municipal Pedro I e unidades como a UBS Ronaldo Cunha Lima contam com estagiários.

Além dessas parcerias, a pasta também inaugurou recentemente uma Unidade Básica de Saúde da Família dentro da Universidade Estadual da Paraíba.

A UBS funciona junto com a Clínica Escola de Enfermagem da UEPB, onde estudantes e professores de enfermagem, farmácia, assistência social, fisioterapia, psicologia e educação física colaboram com o trabalho dos profissionais e também têm um espaço de estágio permanente.

A unidade atende cerca de 3 mil pessoas que moram perto da universidade.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments