O litoral paraibano registra muitos relâmpagos desde a noite dessa quarta-feira (26). O efeito luminoso no céu tem chamado a atenção de internautas, que compartilham imagens nas redes sociais. O fenômeno acontece como resultado de raios, precedidos de trovões.
O mapa de raios em tempo real, hospedado no site do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que a atividade elétrica persiste na manhã desta quinta-feira (27). O mapa é atualizado a cada 15 minutos.
No registro feito pelo Portal Correio às 10h, o sistema indicava pontos de tempestade na Paraíba, com intensidade entre baixa e moderada. Às 10h40, as tempestades já haviam evoluído para de moderada a alta. O fenômeno se concentra na faixa leste do estado. Conforme o Elat/Inpe, das 0h dessa quarta (26) às 6h desta quinta (27), 2.664 raios foram registrados na Paraíba.
Previsão indica mais raios
De acordo com o site Climatempo, há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros nesta quinta-feira. Muitas áreas de instabilidade crescem por todo o Brasil e atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumenta a chuva sobre o Nordeste e parte do Norte do Brasil.
O VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro. Nas bordas deste sistema, ocorre formação de nuvens, geralmente cumulonimbus, responsáveis pelo efeito ‘tromba d’água’, que há cerca de um mês atingiu o Litoral de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. Já a ZCIT atua na transferência de calor e umidade dos oceanos. É a principal fonte de precipitação nos trópicos, responsável por condições de mau tempo sobre extensa área e desenvolvimento vertical das nuvens.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia divulgado alerta de perigo potencial de chuvas intensas para parte da Paraíba, com validade até as 9h desta quinta-feira. No entanto, as precipitações ultrapassaram o horário.
Por volta das 11h, o órgão atualizou a previsão de tempo para o estado. Foram listados sob perigo potencial 61 municípios, todos no Sertão. O comunicado aponta a possibilidade de chuvas de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
VEJA LISTA DE CIDADES SOB ALERTA DE CHUVAS INTENSAS
- Aguiar
- Aparecida
- Belém do Brejo do Cruz
- Bernardino Batista
- Boa Ventura
- Bom Jesus
- Bom Sucesso
- Bonito de Santa Fé
- Brejo do Cruz
- Brejo dos Santos
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Cajazeirinhas
- Carrapateira
- Catolé do Rocha
- Conceição
- Condado
- Coremas
- Curral Velho
- Diamante
- Emas
- Ibiara
- Igaracy
- Itaporanga
- Jericó
- Joca Claudino
- Lagoa
- Lastro
- Manaíra
- Marizópolis
- Mato Grosso
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Nova Olinda
- Paulista
- Pedra Branca
- Piancó
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Pombal
- Riacho dos Cavalos
- Santa Cruz
- Santa Helena
- Santa Inês
- Santana de Mangueira
- Santana dos Garrotes
- São Bentinho
- São Bento
- São Domingos
- São Francisco
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Caiana
- São José de Piranhas
- São José do Brejo do Cruz
- Serra Grande
- Sousa
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
- Vista Serrana