Foi iniciada nesta terça-feira, 05, a distribuição dos boletos do Garantia Safra 2015/2016. O processo é organizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), e vai beneficiar 1.536 agricultores da zona rural do município. Os recursos do Garantia Safra são do Governo Federal, com uma contrapartida superior a R$ 100 mil da Prefeitura Municipal. A iniciativa da Prefeitura Municipal é realizada em parceria com a Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A entrega dos boletos do Garantia Safra acontecerá até o dia 01 de fevereiro, sendo que, no período de 5 até 13 de janeiro a entrega acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e inovação (antigo Museu Vivo), localizada no Parque do Açude Novo, no horário das 8h ao meio-dia. Após essa data, prosseguindo até o dia 01 de fevereiro, a entrega do boleto acontecerá na Secretaria Municipal de Agricultura.
Para receber o boleto será necessária a apresentação do CPF e do documento de identidade. Logo após receber o boleto, o agricultor terá prazo até 01 de fevereiro para efetuar o pagamento da taxa de R$ 17,00. Essa é uma taxa de adesão ao programa, referente à contrapartida do próprio agricultor. O pagamento poderá ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas.
O Garantia Safra, uma espécie de seguro, o agricultor poderá receber um suporte financeiro de aproximadamente R$ 850,00 quando for constatada uma perda superior a 50% da safra. Esse valor será recebido em cinco parcelas. Para o secretário municipal de Agricultura, Fábio Agra Medeiros, o benefício é importante nesse momento em que a Paraíba enfrenta um período de forte estiagem, o que normalmente prejudica a agricultura e, consequentemente, os trabalhadores do campo.
Fonte: Codecom