Nesta sexta-feira (29) será realizado o “Arrastão da Saudade – UEPB Meio Século”, com apresentação da Orquestra Maestro Joaquim Pereira. O evento acontece a partir das 18h, com concentração na entrada do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento será a abertura do carnaval em Campina Grande, conforme avaliou Francisco Pereira, pró-reitor de cultura da UEPB.
A Orquestra seguirá do Museu para a Rua Desembargador Trindade e concluirá o percurso na Praça Coronel Antonio Pessoa. “Estamos muito contentes em poder dar o pontapé dos festejos em Campina”, disse o maestro da Orquestra, Sandoval Moreno, acrescentando que o repertório vai ser centrado nos frevos antigos, nas marchas e nos tradicionais toques de carnaval.
Esta será a primeira apresentação da Orquestra. Participarão do cortejo carnavalesco 10 músicos que estarão tocando os seguintes instrumentos: trompete, trombone, sax, guitarra, baixo, teclado e percussão. Haverá ainda a participação de cantores.
De acordo com Sandoval Moreno, que é professor do curso de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e integrante da Orquestra José Siqueira, a homenagem ao maestro Joaquim Pereira se deve ao fato de sua importância para a música não só na Paraíba, mas em todo o mundo.
Joaquim Pereira (1910-1994) é natural de Caiçara. Fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba, o maestro deixou mais de 300 composições de diversos estilos como dobrados, hinos, sacras, serenatas, valsas e ainda uma sinfonia. O “Arrastão da Saudade – UEPB meio século” vai ser o esquenta para o Baile da Saudade, que acontecerá, também na sexta-feira, a partir das 22h, na AABB.
Fonte: Ascom