Desembargadores Júlio Aurélio e Maria das Graças Morais assumirão, respectivamente,
a Presidência e Vice-Presidência da Corte Eleitoral
O Pleno Eleitoral empossará a sua nova mesa diretora, em sessão solene a ser realizada nesta segunda-feira (7), às 16h. Assume a Presidência da Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o desembargador José Aurélio da Cruz, e a vice-presidência, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que ocuparão as vagas em decorrência do término do biênio do desembargador João Alves da Silva.
Na solenidade, a saudação aos empossandos será proferida pelo juiz-membro da Corte, Ricardo da Costa Freitas. Em nome do Ministério Público, o procurador Regional Eleitoral João Bernardo da Silva fará o seu pronunciamento e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB – PB) foi convidado o advogado Abraão Brito Lira Beltrão para saudar a nova mesa diretora.
Antes da cerimônia solene, a desembargadora Maria das Graças tomará posse como membro efetivo da Corte do TRE-PB, em sessão agendada para o mesmo dia, às 9h, na Sala de Sessões “Desembargador Hermes Pessoa”, seguida de eleição para vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. A desembargadora foi eleita pela Corte do Tribunal de Justiça da Paraíba, no dia 27 de janeiro do corrente ano.
A primeira mulher na categoria de desembargadora como membro efetivo do TRE fará o juramento oficial e, na sequência, será saudada pelo Juiz Membro, Breno Wanderley César Segundo em nome da Corte.
A programação seguirá com os pronunciamentos do Procurador Regional Eleitoral da Paraíba, João Bernardo da Silva, e de Sheyner Asfóra, representando respectivamente o Ministério Público Federal Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Paraíba. Ao final da sessão, será proferido o discurso de posse pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que ocupará a vaga decorrente do término do biênio do desembargador João Alves da Silva.
Perfil do empossando – José Aurélio da Cruz nasceu em 02 de janeiro de 1948, no Município de Jacaraú, filho de Maria José Dias da Cruz (in memorian) e de José Pedro da Cruz (in memorian). Em 1977, pela Universidade Federal da Paraíba, tornou-se Bacharel em Direito, instituição em que também se especializou em criminologia. Ingressou no Poder Judiciário da Paraíba como Juiz de Direito, em 27 de maio de 1987, assumindo a Comarca de Taperoá/PB. Atuou nas comarcas de Queimadas, Conceição do Piancó, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa. Como Juiz Eleitoral, exerceu jurisdição na 27ª zona eleitoral da Comarca de Taperoá/PB, no biênio 1987-1988; na 59ª zona eleitoral de Queimadas (1988-1989); 41ª zona de Conceição (1989-1991); 2ª zona de Santa Rita (1992-1994); 71ª zona de Campina Grande (1995-1996) e 64ª zona eleitoral de João Pessoa, além de haver atuado como Juiz Eleitoral substituto em diversas zonas eleitorais.
Integrou, como Membro Substituto, o Tribunal Regional Eleitoral deste Estado, na categoria de Juiz de Direito, no biênio 1997-1999.Galgou ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, cuja posse deu-se o dia 21 de novembro de 2012. Na Segunda Instância, compõe a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, onde, atualmente, pela segunda vez, é o seu Presidente. Também compõe a Segunda Seção Especializada Cível e o Tribunal Pleno da Egrégia Corte Paraibana de Justiça.
Perfil da empossanda A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes nasceu na cidade de São Mamede, no sertão da Paraíba. Na infância e adolescência viveu entre os municípios de São Mamede e Patos (PB). Estudou em escola pública. Cursou a Escola Normal Estadual de Patos no grau de Professor com Formação Específica para o Magistério. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídica e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especializou-se em Direito Civil também pela UFPB. No ano de 1984 ingressou na Magistratura Paraibana e no mesmo ano tomou posse perante o Egrégio Tribunal de Justiça e assumiu a Comarca de Juazeirinho. Tem experiência na Corte de Justiça ocupado, em várias oportunidades, o cargo de juíza eleitoral e de desembargadora substituta. Atuou também na Corregedoria Regional Eleitoral e na Corregedoria da Justiça. Em 2012, foi a terceira mulher a tomar assento no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba ao assumir o cargo de desembargadora. Atualmente é Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), iniciando sua gestão em 02/02/2015.
Fonte: Ascom