Enviado da ONU para Síria mediará crise entre Riad e Teerã

0
692

Arábia e IrãO enviado especial das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, viajará à Arábia Saudita e ao Irã para tentar conter a tensão entre os dois países, iniciada após a execução por Riad do líder xiita Nimr al Nimr, acusado de terrorismo.

O anúncio foi feito pelo próprio diplomata italiano, em email direcionado ao jornal norte-americano “The New York Times”. “Essa nova, repentina e grave crise saudita-iraniana é algo muito preocupante. Devemos evitar a qualquer custo que ela provoque uma cadeia de consequências violentas na região”, disse o enviado.

Ainda neste mês, devem começar as negociações de paz formais entre o regime sírio de Bashar al Assad e grupos de oposição, conduzidas pelo próprio De Mistura. No entanto, a tensão entre Irã e Arábia Saudita pode prejudicar o processo de transição política em Damasco, cujo objetivo é formar um governo dentro de seis meses, estabelecer uma nova Constituição e realizar eleições, sob supervisão da ONU, em um prazo de 18 meses.

Fonte: Agência ANSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui