Aviso de chuvas intensas vale até a quarta-feira (5).


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas – sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo – para cidades da Paraíba. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até esta quarta-feira (5).
O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
Além disso, há a possibilidade de baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Nesses casos o Inmet recomenda que:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
- Todas as cidades da Paraíba
Cidades em alerta laranja de perigo de chuvas intensas
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Sobrado
O que significam as cores dos alertas do Inmet?
Alerta amarelo: perigo potencial
A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Alerta laranja: perigo
A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz..
Alerta vermelho: grande perigo
Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. É importante destacar que o aviso vermelho é o mais preocupante, mas o instituto recomenda medidas preventivas que podem contribuir para proteção antes das fortes chuvas:
- desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
- observar a alteração nas encostas permanecer em local abrigado
- em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos
- as informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Como consultar os alertas do Inmet
As informações sobre os avisos para cada estado estão disponíveis no site do próprio Inmet.

