PEIXES MORTOS, MAU CHEIRO E A MUDANÇA NA COR DA ÁGUA DO AÇUDE VELHO

0
44

Nos últimos dias muitas pessoas têm registrado imagens de peixes mortos no Açude Velho, em Campina Grande/PB, bem como a mudança na coloração da água e a tradicional “fedentina” que acompanha essa situação.

Diante de tanta reclamação, equipes da Secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizaram neste domingo (11/01), uma ação de limpeza no Açude Velho com cerca de 30 funcionários, com o apoio de caminhões caçamba.
A secretaria informou que a mudança na coloração da água e o mau cheiro, no Açude Velho, estão associados a um fenômeno ambiental conhecido como eutrofização.

A eutrofização ocorre quando há excesso de nutrientes na água, especialmente nitrogênio e fósforo, favorecendo a proliferação acelerada de algas e micro-organismos.
Com o passar do tempo, essas algas entram em processo de decomposição, consumindo grande parte do oxigênio dissolvido na água, o que provoca desequilíbrios no ecossistema aquático.

Como consequência, há alteração na coloração da água, emissão de odores desagradáveis e, em alguns casos, a mortandade de peixes.
(Por www.renatodiniz.com)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui