Agentes de Saúde de JP realizam protesto por pagamento de gratificação

0
310

Agentes de saúde da cidade de João Pessoa fizeram na manhã desta quinta-feira (10) um protesto em frente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O motivo para a manifestação é a falta de repasse de verbas que a categoria deveria receber de forma mensal e que apenas recebe uma vez por ano. Essa gratificação é um incentivo para os trabalhadores que é paga pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

“O movimento quer que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) pague uma gratificação, que é repassada pelo Ministério Saúde, através do PMAQ, de forma mensal e imediata. O recurso já está na conta da Prefeitura de João Pessoa desde dezembro do ano passado. A qualidade de saúde pública para pelo cuidado com o cuidador e valorização dos mesmos, Avante Sempre.#pagameudinherocartaxo”, falou Raul José.

De acordo com o representante da categoria, Raul José, o protesto foi pacífico e reclama que outras cidades fazem o repasse e na Capital não está.

“O repasse sempre era pago mensalmente e hoje só anual. Municípios como Cabedelo e outras capitais fazem mensalmente e só em João pessoa que o prefeito só paga uma vez ao ano. Vale salientar que esse recurso é um programa de melhoria ao atendimento a atenção básica. Serve como forma de incentivo aos trabalhadores e agora nessa época de zika vírus seria incentivo a mais a categoria. Estamos fazendo um protesto pacífico e pedindo que o prefeito mude essa lei e repasse o incentivo que é nosso de direito”, disse.

Indagado sobre a certeza de que os recursos estão nos cofres da Prefeitura, Raul afirmou que a conselheira Municipal Sonia Lacerda já deu essa garantia.

A categoria deve se reunir com o secretário Adalberto Fulgêncio. Apesar dele ter pedido uma comissão de cinco pessoas para conversar com os assessores, evitando assim o diálogo com o titular da pasta, mas os manifestantes querem conversar diretamente com o secretário para ter uma paralvra mais empenhada para resolver o caso.

Fonte: PB Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui