A BMW completa 100 anos nesta segunda-feira (7), marcada pela história da Alemanha e por uma trajetória surpreendente, que começou com a fabricação de motores de aeronaves.
A empresa, que se tornou um dos símbolos da indústria alemã, nasceu em 7 de março de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial como “Fábrica Bávara de Aviões” (Bayerische Flugzeugwerke).
Pouco depois, após a derrota da Alemanha, o Tratado de Versalhes de 1919 proibiu o país de fabricar aviões, razão pela qual a empresa precisou se reinventar.
Em 1922 foi refundada com o nome de Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores), e adotou o logotipo azul e branco em forma de hélice, um emblema que combina as cores do estado alemão do qual se origina e seus primeiros passos no setor da aviação.
“Aquilo pelo qual a BMW é mais conhecida hoje em dia, os carros, é o que veio por último para completar seu portfólio de atividades”, relata à AFP Manfred Grunert, historiador da empresa.
Atualmente, a companhia fabrica os carros de luxo e as motos da marca, além dos caríssimos Rolls-Royce, os elegantes Mini, e conta com 30 fábricas em 14 países, empregando cerca de 116.000 funcionários e em 2014 teve um volume de negócios 80 bilhões de euros.
Prisioneiros de guerra
Depois de lançar seu primeiro modelo de motocicleta, em 1923, a BMW lançou-se na fabricação de carros, em 1928, com a compra de uma fábrica em Eisenach, no centro da Alemanha.
Na década de 1930, criou o berlina 326 e o conversível 328, e desenvolveu seu próprio estilo, com a grade que se tornou o distintivo da marca.
Durante o regime nazista, a marca contribuiu para a indústria armamentista e voltou às suas raízes, fabricando motores de aeronaves.
Quando a guerra terminou, a BMW já não era nem a sombra do que havia sido e sobreviveu fabricando eletrodomésticos. A produção de motocicletas foi retomada em 1948, e a de carros, em 1952, mas o sucesso demorou.
A partir de 1939, a empresa utilizou milhares de prisioneiros de guerra e presos de campos de concentração em suas fábricas, um capítulo obscuro de sua história que permaneceu mudo até os anos 1980.
Em 1959, os graves problemas financeiros ao longo da década levaram a empresa à beira de ser absorvida pela sua rival, Daimler-Benz, dona da Mercedes-Benz, mas um grupo de acionistas se rebelou.
Um deles, Herbert Quandt, filho de um industrial muito conhecido, salvou a marca com uma injeção maciça de capital.
“Sem o seu empenho, a BMW seria hoje uma fábrica da Daimler”, estima Grunert. A família Quandt é ainda hoje uma das maiores acionistas da BMW, com 47% das ações.
No entanto, o nome Quandt também está associado ao período nazista, já que o pai de Herbert, Guenther Quandt, foi casado com a que se tornaria a esposa de Joseph Goebbels e que aproveitou o espólio de comerciantes judeus para fazer negócios.
Sucesso nos anos 60
Na década de 1960, a BMW garantiu vários sucessos com modelos berlina e lançou o slogan “prazer de conduzir”.
O seu presidente entre 1970 e 1993, Eberhard von Kuenheim, foi quem deu o passo para a internacionalização da marca.
Na década de 2000, a marca aventurou-se além das berlinas com utilitários urbanos e alguns modelos compactos e, em seguida, tornou-se precursora da indústria alemã de carros elétricos, com o modelo i3.