segunda-feira, maio 27, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioUncategorizedCabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura...

Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura em visita à PB

Por G1 PB

 


Ministra Tereza Cristina esteve em Cabaceiras, PB, no domingo (17) — Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PB

Ministra Tereza Cristina esteve em Cabaceiras, PB, no domingo (17) — Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PB

A cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é uma referência no gerenciamento de recursos hídricos em períodos de seca e pode ser modelo para ações de enfrentamento à estiagem no Nordeste, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A ministra esteve na cidade neste domingo (17), finalizando uma viagem que passou pelos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Cabaceiras é um case de sucesso que a gente pode replicar para todo o Nordeste com políticas integradas do Governo Federal com os estados, municípios, órgãos de apoio e cooperativas”, disse Tereza durante uma visita na Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras (Arteza).

Segundo a ministra, as ações realizadas na cidade conseguiram driblar a falta de chuvas – em 2018 choveu 377,9 mm na cidade, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) – e converteram o desafio em emprego.

Cerca de 8 mil peles por mês são beneficidas em cooperativa de Cabaceiras, Cariri da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo BrancoCerca de 8 mil peles por mês são beneficidas em cooperativa de Cabaceiras, Cariri da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Cerca de 8 mil peles por mês são beneficidas em cooperativa de Cabaceiras, Cariri da Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

“Eu estou conhecendo uma coisa diferente. Para mim, que sou da região Centro Oeste, foi muito importante essa visita para ver enfim o que temos de sucesso aqui. A caprinocultura, como motor, a bovinocultura, o curtume, cooperativas de leite de cabra, fazendo queijos. O município [de Cabaceiras] é referência. As pessoas que saíram daqui no passado hoje estão voltando porque aqui tem emprego, qualidade de vida, aqui se produz”, falou.

Tereza Cristina visitou a cidade de Santa Rita, PB, no sábado (16) — Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PBTereza Cristina visitou a cidade de Santa Rita, PB, no sábado (16) — Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PB

Tereza Cristina visitou a cidade de Santa Rita, PB, no sábado (16) — Foto: Jocélio Oliveira/Senar-PB

No sábado (16), Tereza Cristina esteve em uma usina processadora de açúcar e álcool na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. Lá ela se reuniu com lideranças dos produtores e falou sobre a visita ao Nordeste.

“Estou conhecendo projetos exitosos que podem trazer renda e emprego. Eu não conhecia a agricultura do Nordeste e está sendo uma surpresa pra mim. Cada dia que vamos andando pelos estados, vamos vendo estes projetos e aprendendo com eles”, disse durante discurso.

  • fonte g1pb
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments