sábado, abril 20, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioJoão PessoaCartórios de João Pessoa facilitam emissão de guia de ITBI

Cartórios de João Pessoa facilitam emissão de guia de ITBI

Os contribuintes que desejarem pagar o Imposto sobre a Transmissão Inter-Vivos de Bens Imóveis e de Direitos a ele Relativos (ITBI) podem contar também com o apoio dos cartórios da Capital para emitir a guia de recolhimento. Por meio de um convênio da Secretaria da Receita (Serem) com os cartórios, eles também tem acesso ao sistema da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e podem realizar a transação sem a necessidade de o contribuinte ter que se deslocar ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

De acordo com o secretário da Receita, Adenilson de Oliveira, o sistema é restrito e foi disponibilizado apenas às administrações dos cartórios, para que eles possam agilizar a emissão das guias para os contribuintes. “Mesmo com a mudança no expediente da prefeitura, buscamos alternativas para garantir a boa prestação dos serviços à população. E através deste convênio, que já existia, com os cartórios, os contribuintes podem agilizar ainda mais a documentação dos imóveis”, afirmou. Além da guia do ITBI, o contribuinte também pode emitir as guias e sanar outras dívidas atrasadas referentes ao imóvel.

Desde o último dia 11, o expediente da PMJP está concentrado das 8h às 14h. A mudança foi determinada pelo prefeito Luciano Cartaxo em decreto em virtude da crise econômica enfrentada por todo o país, como forma de conseguir economizar mais recursos públicos e manter em funcionamento os serviços essenciais e garantir a continuidade das obras em toda a cidade. Com isso, os contribuintes que desejarem resolver alguma pendência referente aos tributos municipais após as 14h, deve procurar o atendimento das Casas da Cidadania, onde há postos de atendimento da Serem.

O ITBI é um tributo cobrado na compra e venda de imóveis, que incide a uma alíquota de 3% calculada sobre o valor venal do bem ou valor de mercado. Todos os compradores de imóveis novos em João Pessoa já tem direito a um desconto de 25% no pagamento do ITBI. O benefício é garantido aos contribuintes que optarem pelo pagamento à vista em até 120 dias contados a partir da data da expedição da licença de ‘Habite-se’. Se não for possível efetuar o pagamento do imposto de uma só vez, o comprador do imóvel pode parcelar o débito em até dez vezes, conforma disciplina o código Tributário Municipal. No entanto, apenas após o pagamento da última parcela do imposto, é que será expedida a guia do ITBI necessária para a escrituração do imóvel em cartório.

Fonte: Secom-JP

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments