Chove quase 1,9 mil milímetros na Paraíba nesta quarta-feira (6)

0
393

Por G1 PB

 


Mapa da Aesa mostra onde choveu na Paraíba nesta quarta-feira (6) — Foto: Reprodução/AesaMapa da Aesa mostra onde choveu na Paraíba nesta quarta-feira (6) — Foto: Reprodução/Aesa

Mapa da Aesa mostra onde choveu na Paraíba nesta quarta-feira (6) — Foto: Reprodução/Aesa

Ao todo, a Paraíba registrou nesta quarta-feira (6) uma precipitação de 1.897,8 milímetros. A cidade onde mais choveu foi Mari, na Mata Paraibana, com uma precipitação observada de 91,1 mm. Em Jacaraú, Congo e Gurjão choveu mais do que o esperado. Em João Pessoa, várias ruas ficaram alagadas e interditadas.

Choveu mais de 77 milímetros em João Pessoa nas últimas 48 horas, de acordo com a Defesa Civil do município. O bairro do Centro foi o local com o maior registro de precipitação. De acordo com a Aesa, só nesta quarta-feira choveu 37,2 milímetros em João Pessoa.

Segundo Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, a quantidade de chuva estava dentro do esperado, no entanto, quando a precipitação passa dos 50 mm, é preocupante e mantêm as equipes de trabalho em alerta.

Embora a grande quantidade de chuvas em João Pessoa nas últimas horas, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência em áreas de risco. Algumas regiões da cidade registram alagamentos, mas, segundo Noé Estrela, essas ocorrências estão dentro da normalidade, desde que em um período de até 40 minutos o alagamento seja escoado.

Chuvas em João Pessoa, nesta quarta-feira — Foto: Walter Paparazzo/G1

Chuvas em João Pessoa, nesta quarta-feira — Foto: Walter Paparazzo/G1

Chuvas no Agreste

No açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, foi registrada uma recarga de três centímetros na lâmina d’água do açude Epitácio Pessoa. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB), a recarga aconteceu após uma cheia no Rio Taperoá, após chuvas entre a terça (5) e esta quarta-feira, em Cabaceiras, na mesma região. A recarga corresponde a 349.471 metros cúbicos de água.

Em Lagoa Seca, no Agreste, as chuvas também ocasionaram o deslizamento de terra na BR-104, causando o rompimento de uma adutora que passa pelo local. Além do município, as cidades de Alagoa Nova, Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça ficam o abastecimento de água suspenso e só deve ser retomado na sexta-feira (8).

Deslizamento de terra provoca falta d’água em quatro cidades da Paraíba
Bom Dia Paraíba

–:–/–:–

Deslizamento de terra provoca falta d'água em quatro cidades da Paraíba

Deslizamento de terra provoca falta d’água em quatro cidades da Paraíba

Veja as dez cidades onde mais choveu nesta quarta-feira (6)

  1. Mari: 91,1
  2. Jacaraú: 86,5
  3. Congo: 83,5
  4. Salgado de São Félix: 82,0
  5. Gurjão: 77,0
  6. Olho D`Água: 73,5
  7. Cruz do Espírito Santo: 67,3
  8. Emas: 64,3
  9. Juru: 59,1
  10. Jericó: 59,0

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui