Com ou sem folia, João Pessoa oferece boas atrações durante o feriadão de Carnaval

0
350

orla_cabobranco_fto_dayseeuzebio-4-300x218Cair na folia ou aproveitar roteiros mais tranquilos durante o feriadão de carnaval? Eis um dilema que a cada ano divide opiniões, muito embora exista uma maioria favorável mesmo ao confete e serpentina – a exemplo das multidões de foliões que se formam pelas ruas do Brasil a fora. E João Pessoa não fica fora dessa discussão. Melhor: a cidade oferece boas opções de lazer para as duas ocasiões.

Com folia – Pra quem gosta da folia, uma boa opção é conferir o centenário Carnaval Tradição, que acontece de sábado (6) até segunda-feira (8), na Avenida Duarte da Silveira, a Beira Rio, na Torre. Desfilam pelo local 42 agremiações entre tribos indígenas, clubes de orquestra, escolas de samba, ursos carnavalescos e batucadas, numa demonstração de força e da diversidade da cultura popular pessoense nas comunidades.

Sem folia – Quem quer sair de casa, mas não necessariamente deseja curtir os festejos carnavalescos, também pode aproveitar outros roteiros de João Pessoa. Reeditando a história da cidade que nasceu no rio e cresceu para o mar, o visitante pode aproveitar os dois aspectos da cidade, como a riqueza cultural e histórica do Centro até a beleza natural da orla pessoense. O roteiro pode incluir, ainda, um passeio pelas igrejas do período barroco e as praças históricas.

centrohistorico_foto_rafaelpassos 027Patrimônio Histórico da Humanidade – Uma boa maneira de explorar o Centro Histórico é a partir da Praça João Pessoa, onde estão o prédio do Tribunal da Justiça (1865) e o Palácio da Redenção (1586). Mais adiante, na Praça Pedro Américo, fica o Teatro Santa Roza (1889). Já a Praça Dom Adauto reúne as igrejas Nossa Senhora do Carmo e a Capela de Santa Tereza D’Ávila (século XVIII), além do Palácio do Bispo. Em frente, o Casarão de Azulejos ostenta fachada em estilo andaluz.

Já o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais.

Na chamada Cidade Baixa estão a Praça Antenor Navarro e a Casa da Pólvora, que foi totalmente reformada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Ela fica localizada na Ladeira de São Francisco, a primeira da cidade, e é um dos principais patrimônios arqueológicos da cidade. Do local se tem uma bela vista para o Rio Sanhauá, onde é possível apreciar o pôr do sol do jardim.

Bica – Falando em contemplar a natureza com tranquilidade, o visitante pode conferir o Parque Zoobotânico Arruda Câmara. Conhecido como ‘Bica’, o espaço estará funcionando, em seu horário normal, durante todo período carnavalesco, abrindo inclusive na terça-feira (9), feriado. O Parque será fechado apenas na quarta-feira de cinzas (10) para manutenção do mesmo. O Parque está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, aberto de terça a domingo, das 8h às 17 horas (bilheteria até às 16h). O ingresso custa R$ 2,00 por pessoa. Crianças até sete anos e idosos não pagam.setur_litoral_joaopessoa_foto_rafaelpassos_038

Orla mais bela do Nordeste – O passeio durante o feriado de carnaval adentra agora na orla mais bela do Nordeste, segundo avaliação da revista Guia e Viagem, em sua edição de dezembro de 2014. As belezas naturais, como enseadas e coqueirais, os mais de quatro quilômetros de calçadão de Cabo Branco a Tambaú, além da ciclovia e a nova calçadinha valorizam o aspecto da organização do espaço urbano e formam um belo cartão postal.

No local o visitante pode, ainda, experimentar alguma das iguarias dos vários quiosques espalhados ao longo da orla. Se subir um pouco mais chega ao ponto mais oriental das Américas. A Ponta do Seixas oferece uma vista de causar deslumbre. Bem próximo fica o complexo da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, que realiza exposições de quadros e fotografias, apresentações musicais, oficinas de artes e palestras diversas. O local é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que oferece todos os serviços gratuitos a população.

Fonte: Secom/ JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui