O deputado federal paraibano Damião Feliciano (PDT) disse que a Reforma Tributária será mais importante que a da Previdência. Segundo ele, os resultados dela serão mais imediatos e, por isso, muito maiores, o que o leva a ser a favor da reforma, mas com ajustes.
“A Reforma Tributária vai ser a coisa mais importante que nós vamos ter. Até maior que a Reforma da Previdência, que foi simbólica, mas só vai trazer resultados daqui há dez anos”, avaliou.
Entretanto, Damião defende que sejam feitos ajustes na proposta. “Do jeito que estão fazendo, estão taxando bens e consumos. O consumo atinge a classe trabalhadora, que mais precisa. Gente que ganha mil reais gasta todo o seu dinheiro com mercadoria, mas gente rica, que ganha de R$ 20 mil a R$ 50 mil, vai pagar menos. O que o Brasil precisa fazer é taxar as grandes riquezas e grandes fortunas. É preciso rever isso”, falou.
Considerada prioritária pelo governo para a recuperação da economia, a reforma tributária está em discussão na Câmara dos Deputados e no Senado. O texto propõe simplificar a cobrança de tributos com a unificação de vários impostos.
A carga tributária, porém, seria mantida. O que muda seria a forma de cobrança, que passaria a ser no consumo e não na produção, além da redistribuição dos recursos arrecadados.
Sobre briga no PSB
Damião Feliciano também falou sobre a briga do PSB. Para ele, o racha só prejudica a Paraíba. “Lígia, com muita clareza, tem pregado a união. Não interessa para ninguém essa desunião. Isso compromete o estado na forma como está andando no ajuste fiscal. Essa briga não é boa para os paraibanos”, disse.