Da Redação com Secom/PB. Publicado em 21 de maio de 2019 às 12:12.
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, realizará uma atualização cadastral de todos os servidores da Administração Direta e Indireta, ativos (efetivos ou não), inativos e pensionistas. O processo de atualização de dados ocorrerá de 1º a 30 de junho.
Além de modernizar a estrutura administrativa do Estado, esse procedimento faz parte de uma adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8373/2014.
Para facilitar a vida do servidor, todo o processo será pela internet. Não será preciso enfrentar filas e a pessoa poderá atualizar seus dados em casa, no trabalho ou onde lhe convier.
O Governo do Estado disponibilizará um ambiente virtual de apoio ao servidor no seguinte endereço tiraduvidas.pb.gov.br, no qual será possível consultar informações explicativas sobre dúvidas frequentes, bem como acessar vídeo tutorial sobre o preenchimento dos dados. Além disso, terá um canal 0800 à disposição.
A secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, explicou que a última atualização cadastral dos servidores ocorreu há 16 anos e ressaltou a importância do processo.
“Nós identificamos que a última atualização ocorreu em 2003. Além disso, existe a necessidade legal de nos adequarmos ao eSocial, sistema do Governo Federal de cadastro de informação”, esclareceu.
A secretária ainda comentou que no decorrer desses anos muitos dados dos servidores podem ter sofrido alterações, a exemplo do estado civil, endereço, filhos dependentes que já estão de maior idade, etc.
Jacqueline Gusmão destacou, ainda, os benefícios para os servidores estaduais com a atualização cadastral, lembrando que o processo será obrigatório.
“Com essas informações, vamos criar um sistema muito mais moderno, muito mais dinâmico, seguindo a orientação do governador João Azevêdo. Essa medida tornará bem mais fácil a concessão de benefícios, por exemplo”, acrescentou.
“Além disso, vamos ter um maior controle dos recursos humanos do Estado, como a informação de servidores com seus dependentes, que nós não tínhamos”, prosseguiu.
Para realizar o processo de atualização cadastral, o servidor deverá, de 1º a 30 de junho, acessar o Portal do Servidor paraiba.pb.gov.br, clicar no link “Atualização Cadastral” e fazer o login com as informações de acesso à plataforma.
Ao todo, serão disponibilizados três formulários para preenchimento ou edição: Dados Pessoais, Formações (onde serão informados cursos, etc) e Dependentes (cadastro de pessoas dependentes da renda do servidor).
“Algumas informações, como mudança de nome e estado civil, terão de ser comprovadas documentalmente”, acrescentou Jacqueline Gusmão. E alertou: “É importante que o servidor faça a atualização de dados nestes 30 dias por conta do limite legal, evitando o bloqueio do seu pagamento. É fácil e rápido!”.
Ressaltou ainda, que “a atualização cadastral não deve ser confundida com a ‘Prova de Vida’ que vem sendo realizada junto ao Banco Bradesco. Os servidores inativos e os pensionistas precisam participar das duas ações”.