Governo dos EUA anuncia 10ª morte ligada a airbags defeituosos

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A morte do motorista em uma picape da Ford é apontada como a 10ª fatalidade causada por airbags defeituosos da empresa japonesa Takata no mundo, e a 9ª nos Estados Unidos. O acidente aconteceu na Carolina do Norte, em dezembro passado.

 A informação foi dada pela agência nacional de segurança viária dos Estados Unidos (NHTSA), que também anunciou a expansão do recall para esses equipamentos, com a convocação de mais 5 milhões de veículos no país.

O número ainda pode aumentar porque recalls anteriores podem ter deixado escapar alguma unidade sob suspeita, disse Gordon Trowbridge, do NHTSA.

No acidente na Carolina do Norte, a primeira morte ligada ao caso que não foi em carros da Honda, o motorista de um  Ford Ranger ano 2006 desviou de um obstáculo na estrada, saiu da pista e atingiu outro obstáculo.

A ligação entre a morte e o airbag defeituoso foi feita por investigadores da agência, que examinaram o veículo. Dos 5 milhões de novos carros convocados para recall nos EUA, 1 milhão têm o airbag semelhante ao da Ranger onde houve o acidente fatal.

Como começou
O caso da Takata surgiu em 2013, quando a fabricante de airbags informou que alguns dispositivos, ao se abrirem, poderiam explodir e lançar pedaços de metal sobre os ocupantes, com risco de lesões ou mesmo de morte.

Como a empresa fornece o equipamento para diversas montadoras, o defeito resultou no maior recall da história. Mais de 20 milhões de veículos em todo o mundo já foram chamados para inspeção e troca do airbag desde então, inclusive no Brasil.

Só em 2015, os recalls de airbags envolveram 1,3 milhão de carros no Brasil, contribuindo para o recorde histórico de chamados. Nenhum acidente foi relatado no país.

Além de 9 mortes nos EUA, entre elas a de uma mulher com lesões que levaram a polícia a suspeitar que fossem facadas, um outro caso dos “airbags mortais” foi registrado na Malásia.

Segundo as autoridades, a maioria das mortes e ferimentos causadas pelas bolsas defeituosas ocorreram em acidentes em baixas velocidades, nos quais as vítimas provavelmente sobreviveriam.

A Takata terá que pagar nos Estados Unidos uma multa de US$ 70 milhões que pode chegar a um recorde de US$ 200 milhões, por causa de seus airbags defeituosos.

 No Brasil

Chrysler, Honda, Nissan, Subaru, Toyota e Mitusbishi já convocaram unidades vendidas no Brasil para verificação do airbag da Takata.

Os modelos chamados foram:
– Honda Accord, Civic, CR-V e Fit;
– Toyota Corolla, Fielder, Hilux, SW4 e RAV4;
– Nissan March, Versa, Frontier e Pathfinder;
– Subaru Impreza WRX;
– Chrysler 300C e RAM 2500;
– Mitsubishi Lancer Evo VIII e Evo IX.

Veja nos links abaixo o ano de fabricação de cada modelo envolvido. Os recalls começaram em 2013, mas alguns foram ampliados em 2014 e em 2015. Não há prazo para comparecer: a qualquer tempo a montadora é obrigada a verificar e sanar eventual defeito apontado em recall.

Mais informações sobre os recalls da Honda no Brasil
Mais informações sobre os recalls da Toyota no Brasil
Mais informações sobre os recalls da Nissan no Brasil
Mais informações sobre o recall da Subaru no Brasil
Mais informações sobre o recall da Fiat Chrysler no Brasil
Mais informações sobre o recall da Mitsubishi no Brasil

Fonte: Auto Esporte

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