terça-feira, junho 18, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioCampina GrandeJustiça derruba lei que obrigava leitura da Bíblia em escolas de Campina...

Justiça derruba lei que obrigava leitura da Bíblia em escolas de Campina Grande

De acordo com a decisão, apesar da bíblia ser um livro sagrado, a leitura obrigatória em escolas viola o Estado laico de direito e a liberdade.

na Rainha da Borborema, as unidades de ensino públicas ou privadas não podem obrigar os estudantes a lerem os textos da bíblia (Foto: Reprodução)

Agora em Campina Grande, as unidades de ensino públicas ou privadas não podem obrigar os estudantes a lerem os textos da bíblia como forma de desenvolver o conhecimento cultural, geográfico e científico. De acordo com a decisão de hoje (11) da desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba, Maria de Fátima Moraes Bezerra, apesar da bíblia ser um livro sagrado de determinados grupos religiosos, a leitura obrigatória em escolas viola o Estado laico de direito e a liberdade.

Ainda de acordo com o texto da sentença da relatora ”é necessário ter tratamento igualitário de todas as religiões pela Administração”. O pedido de inconstitucionalidade da lei foi feito pelo Ministério Público da Paraíba após a Câmara de vereadores da cidade aprovar a norma que obrigava a leitura bíblica. O MP ainda argumentou sobre a possibilidade da norma ter duas interpretações: inserir as passagens bíblicas como conteúdo curricular complementar, ou tornar a leitura como parte integrante do ensino religioso.

A desembargadora Maria de Fátima Moraes finalizou a decisão destacando que cabe à União, estabelecer as diretrizes e bases da educação: “O ensino religioso deve contemplar crenças diversas, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, sendo certo que obrigar-se a leitura de escrituras sagradas de determinadas religiões, sem contemplar as demais, distancia o Estado do dever de assegurar o respeito à diversidade religiosa e à pluralidade”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments