quinta-feira, junho 13, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioCampina GrandeMPPB autua 42 postos de combustíveis por alinhamento de preços, em Campina...

MPPB autua 42 postos de combustíveis por alinhamento de preços, em Campina Grande

Por G1 PB

 


MPPB autua 42 postos de combustíveis por alinhamento de preço, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV ParaíbaMPPB autua 42 postos de combustíveis por alinhamento de preço, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

MPPB autua 42 postos de combustíveis por alinhamento de preço, em Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), através da diretoria regional em Campina Grande, autuou 42 postos de combustíveis localizados na cidade. A medida foi tomada após o órgão constatar o alinhamento de preço dos estabelecimentos comerciais, durante cinco meses. Segundo o MP, isso viola as normas de proteção e defesa do consumidor e da ordem econômica.

Foi requisitada uma análise à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que constatou a prática de conduta anticompetitiva no mercado de revenda de combustíveis (gasolina comum).

A ANP coletou informações de maio de 2018 a maio deste ano e constatou que, durante o período de junho a novembro de 2018, indícios suficientes de alinhamento de preços combinado e reajustes com margens inexplicáveis por parte de 42 postos revendedores. A análise da agência reguladora foi concluída este mês.

Segundo o promotor de Justiça Sócrates Agra, a Lei Federal nº 12.529/2011 define como infração da ordem econômica, os atos de dominar mercado de bens ou serviços, aumentar os lucros e exercer de forma abusiva uma posição dominante, assim como acordar, combinar, manipular ou ajustar com concorrente, sob qualquer forma, preços, condições, vantagens ou abstenção em licitação pública.

As empresas terão o prazo de 10 dias úteis para apresentarem as defesas, por escrito, ao órgão.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments