Organização europeia divulga pesquisa brasileira sobre relação entre “Alta da Bolívia” e chuvas no Nordeste

0
385

A Eumetsat, agência intergovernamental criada por meio de uma convenção internacional formada atualmente por um total de 30 Estados-membros europeus, publicou estudo de caso realizado por pesquisadores da Ufal, do Insa e do Simepar. Por meio de imagens do satélite Meteosat-10, eles identificaram a relação entre o anticiclone “Alta da Bolívia” e o aumento das chuvas no Nordeste.  

A Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat – sigla do inglês European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites) divulgou nesta quinta-feira, 14 de janeiro, uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros que relaciona um fenômeno meteorológico conhecido como “Alta da Bolívia” à intensificação das chuvas na região Nordeste.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis)/Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Salomão Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Carlos Silva Neto, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Para a identificação do sistema, eles utilizaram imagens do satélite Meteosat-10 e cartas sinóticas de altos níveis (em 250 hPa) dos dias 07 e 08 de janeiro de 2016.

A “Alta da Bolívia” é um anticiclone (centro de alta pressão) que ocorre, durante o verão, na alta troposfera sobre a América do Sul. Na imagem do satélite Meteosat-10, no canal vapor de água do dia 07, os pesquisadores evidenciaram a circulação anticiclônica situada ao longo do sudoeste da Amazônia, perto da Bolívia, destacando o fenômeno na alta troposfera. Na costa brasileira, também observaram o centro de baixa pressão (cavado) sobre o Atlântico Sul.

Para Humberto Barbosa, “esses são os primeiros indícios de que a ‘Alta da Bolívia’ está atuando sobre o Nordeste, induzindo o aumento das chuvas na região e modificando as precipitações em outras regiões do Brasil”. Ele ainda ressalta que a área de instabilidade atmosférica sobre a costa do Nordeste do Brasil e Oceano Atlântico se encontra fortalecida por uma depressão tropical formada no Oceano Atlântico Sul, próximo da costa da Bahia durante o período do monitoramento.

Para acessar o estudo de caso na íntegra, clique em: http://migre.me/sHLsL

Conheça a Eumetsat

Fundada em 1986, a Eumetsat é uma agência intergovernamental criada por meio de uma convenção internacional que atualmente integra um total de 30 Estados-membros. O objetivo é fornecer integralmente dados, imagens e produtos de satélite relacionados a clima e tempo para os Serviços Meteorológicos Nacionais dos Estados-Membros, dos estados que cooperam com a Europa e de outros usuários ao redor do mundo. Atualmente, a organização reúne representantes de 30 países, sendo a maior parte deles europeus.

Para mais informações, acesse o site: http://migre.me/sHLte

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui