sexta-feira, maio 24, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioBrasilOrganização europeia divulga pesquisa brasileira sobre relação entre “Alta da Bolívia” e...

Organização europeia divulga pesquisa brasileira sobre relação entre “Alta da Bolívia” e chuvas no Nordeste

A Eumetsat, agência intergovernamental criada por meio de uma convenção internacional formada atualmente por um total de 30 Estados-membros europeus, publicou estudo de caso realizado por pesquisadores da Ufal, do Insa e do Simepar. Por meio de imagens do satélite Meteosat-10, eles identificaram a relação entre o anticiclone “Alta da Bolívia” e o aumento das chuvas no Nordeste.  

A Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat – sigla do inglês European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites) divulgou nesta quinta-feira, 14 de janeiro, uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros que relaciona um fenômeno meteorológico conhecido como “Alta da Bolívia” à intensificação das chuvas na região Nordeste.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis)/Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Salomão Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa)/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Carlos Silva Neto, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Para a identificação do sistema, eles utilizaram imagens do satélite Meteosat-10 e cartas sinóticas de altos níveis (em 250 hPa) dos dias 07 e 08 de janeiro de 2016.

A “Alta da Bolívia” é um anticiclone (centro de alta pressão) que ocorre, durante o verão, na alta troposfera sobre a América do Sul. Na imagem do satélite Meteosat-10, no canal vapor de água do dia 07, os pesquisadores evidenciaram a circulação anticiclônica situada ao longo do sudoeste da Amazônia, perto da Bolívia, destacando o fenômeno na alta troposfera. Na costa brasileira, também observaram o centro de baixa pressão (cavado) sobre o Atlântico Sul.

Para Humberto Barbosa, “esses são os primeiros indícios de que a ‘Alta da Bolívia’ está atuando sobre o Nordeste, induzindo o aumento das chuvas na região e modificando as precipitações em outras regiões do Brasil”. Ele ainda ressalta que a área de instabilidade atmosférica sobre a costa do Nordeste do Brasil e Oceano Atlântico se encontra fortalecida por uma depressão tropical formada no Oceano Atlântico Sul, próximo da costa da Bahia durante o período do monitoramento.

Para acessar o estudo de caso na íntegra, clique em: http://migre.me/sHLsL

Conheça a Eumetsat

Fundada em 1986, a Eumetsat é uma agência intergovernamental criada por meio de uma convenção internacional que atualmente integra um total de 30 Estados-membros. O objetivo é fornecer integralmente dados, imagens e produtos de satélite relacionados a clima e tempo para os Serviços Meteorológicos Nacionais dos Estados-Membros, dos estados que cooperam com a Europa e de outros usuários ao redor do mundo. Atualmente, a organização reúne representantes de 30 países, sendo a maior parte deles europeus.

Para mais informações, acesse o site: http://migre.me/sHLte

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments