Uma fuga de 46 presos foi registrada na Cadeia Pública de Natal, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, até o momento foram recapturados apenas sete detentos, os demais continuam fugitivos. Eles cumpriam pena em regime fechado no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes eles usaram um túnel que passava por baixo do complexo penal João Chaves, que fica ao lado da unidade prisional. De lá, os detentos foram às ruas e se dispersaram. O fato ocorreu nesta terça-feira (12).
Sabendo desse problema, a Polícia Militar da Paraíba emitiu um alerta para reforçar a segurança nas 33 cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte a fim de evitar que eles entrem no Estado.
O secretário de Segurança Pública da Paraíba, Claudio Lima, revelou que já entrou em contato com a secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Gonçalves, pedindo detalhes da fuga e fotos dos presos. Lima disse ainda que todo o efetivo da Polícia Militar das cidades que fazem divisa com o RN já foi orientado sobre o reforço na segurança.
“Já estamos em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reforçar a vistoria nas estradas federais. No Litoral Norte e Sertão, os policiais já estão nas ruas e nas divisas. A Kalina Gonçalves vai nos enviar fotos dos presos e mais detalhes da fuga. O comando metropolitano da Polícia Militar se reúne no início da tarde desta terça para traçar o plano para barrar a entrada os apenados pelo litoral paraibano”, falou o secretário.
As cidades de Jacaraú e Marcação, ambas situadas no Litoral Norte paraibano já estão com o policiamento reforçado, segundo informou o capitão Alberto Filho, comandante da 2ª Companhia Independente. “Viaturas já estão em pontos estratégicos para evitar a entrada dos fugitivos na Paraíba. Carros, ônibus e motos são parados e as pessoas revistadas”, disse.
No Sertão do estado, o comandante do 3º Batalhão, tenente coronel Francisco Campos, adotou estratégia semelhante em seis cidades sertanejas. “Patos, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, São Jose do Sabugi e Junco do Seridó, receberam reforço no policiamento. Os policiais militares fazem rondas em estradas vicinais que ligam os dois estados. Barreiras policiais e blitzen estão sendo realizadas. Pessoas suspeitas são paradas e veículos vistoriados.
Fonte: PB Agora