quinta-feira, maio 2, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioDestaquesPesquisa PoderData aponta que Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro

Pesquisa PoderData aponta que Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro

Há 15 dias, diferença era de 10 pontos; hoje, petista venceria com 52% contra 35% do atual presidente

A mais recente pesquisa da PoderData sobre as intenções de votos para a eleição presidencial deste ano mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem no segundo turno em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em sete pontos percentuais.

De acordo com a PoderData, Lula tem uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre Bolsonaro, com o petista somando 52% das intenções de voto – era 50% no último levantamento. Já Bolsonaro tem 35% da preferência do eleitorado, sendo que na última pesquisa realizada era 40%.

Esta é a maior vantagem entre os dois no segundo turno desde janeiro deste ano, quando Lula tinha uma vantagem de 22 pontos, de acordo com a Poder Data.

Primeiro Turno

Em relação ao primeiro turno, Lula tem hoje 44% das intenções de voto, enquanto que o Bolsonaro aparece com 34%. Numa comparação com a pesquisa anterior, o petista oscilou um ponto para cima, enquanto que o presidente, um ponto para baixo.

Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos, com André Janones (Avante) com 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) tiveram 1% cada.

A pesquisa ouviu 3 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número 07003/2022.

 

Pesquisas criam clima de tensão no Governo

O clima é de apreensão nos bastidores do governo após a divulgação do levantamento da PoderData. Às vésperas da divulgação de uma nova pesquisa do DataFolha, aliados de Jair Bolsonaro já dão como certo o aumento da distância entre o presidente e seu principal adversário, Lula.

Segundo a Veja, a trajetória de crescimento que Bolsonaro teve nas pesquisas anteriores deve estagnar e mostrar uma perda de força do presidente. Se o temor se confirmar e Lula ampliar sua vantagem, as alianças devem as alianças devem ficar difíceis.

No último levantamento, a distância entre os dois líderes era de 21 pontos. A equipe do presidente esperava que a distância diminuísse ainda mais para conquistar espaço, palanque e aliados. Se o DataFolha de fato mostrar que o presidente parou de crescer, a perda de força será inevitável.

De acordo com a publicação, enquanto Lula conseguiu unir nomes importantes da esquerda e faz um aceno ao centro, atraindo caciques de partidos como o MDB, Bolsonaro deve ver uma debandada de seus aliados se não demonstrar força para vencer a eleição.

Com a proximidade das eleições, uma pesquisa que mostre Bolsonaro estagnado ou caindo pode ser fatal para os seus planos de buscar apoio para se reeleger.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments