Uma das ações para este ano é alcançar outros segmentos sociais
O projeto Conhecendo o Judiciário, idealizado pelo desembargador Leandro dos Santos, recebeu no ano de 2015 a visita de 764 alunos de 15 instituições de ensino da capital e de outras cidades. Para o ano de 2016, o projeto tem como planejamento expandir a visitação para mais pessoas, não apenas aos estudantes.
O Conhecendo o Judiciário permite uma maior aproximação entre a Justiça e a sociedade, ao receber nas dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba e nas diversas unidades Judiciárias grupos de estudantes, que podem saber mais sobre o funcionamento do Judiciário através de palestras e visitação ao TJPB.
Ao falar sobre os planos do projeto para este ano, o desembargador Leandro dos Santos ressaltou que espera continuar desenvolvendo o trabalho e expandir a visitação para outros segmentos da sociedade. “Pretendemos levar o projeto para mais pessoas, não apenas aos estudantes. Estamos estudando e trabalhando qual será nosso novo público-alvo agora”, declarou.
A primeira visita deste ano está marcada para o dia 15 (segunda-feira) de fevereiro, com quatro instituições de ensino. Segundo o idealizador do projeto, o numero de visitantes tem aumentado progressivamente a cada ano.
“Tomamos o cuidado de aumentar o número de estudantes por turma para poder expandir o conhecimento acerca do judiciário, mas sempre atentos para que essas turmas não ultrapassem um certo limite, para que o conhecimento não seja prejudicado”, ressaltou o magistrado.
Além dos estudantes da capital, o Conhecendo o Judiciário recebeu a visita de estudantes de cidades do interior, como Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “A princípio o nosso foco são alunos do ensino médio de escolas publicas e privadas. São jovens que estão ainda formando opinião e que se comunicam muito bem pelos meios sociais e podem expandir a visibilidade do projeto”, finalizou Leandro dos Santos.
As instituições de ensino que participaram do projeto Conhecendo o Judiciário em 2015 foram: Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP); Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); Faculdade de Campina Grande (FAC-CG); Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (FESP); Faculdade São Francisco da Paraíba, localizada em Cajazeiras; Faculdade Integrada de Patos (FIP); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa) de Campina Grande;
Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Associação Paraibana de Ensino Renovado (Asper); União de Ensino Superior de Campina Grande (UNESC) ; Maurício de Nassau; Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Branco, localizada da cidade de Patos; Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar de Castro e Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada na Capital.
Fonte: Ascom