sexta-feira, maio 24, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioCiência e TecnologiaProjetos desenvolvidos pelo Nutes são apresentados ao governador Ricardo Coutinho em visita...

Projetos desenvolvidos pelo Nutes são apresentados ao governador Ricardo Coutinho em visita à UEPB

Uma série de projetos e pesquisas que são desenvolvidos no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi  apresentada ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, em visita à Instituição na tarde desta quarta-feira (3). Recebido pelo reitor Rangel Junior e pelo coordenador do Núcleo, professor Misael Morais, o governador conheceu as instalações do local, ouviu pesquisadores e pôde acompanhar o desenvolvimento das atividades da Instituição na área de Saúde. A visita contou, ainda, com a participação do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim; da vice-governadora Lígia Feliciano; professores e pró-reitores da UEPB.

 Durante a visita, Ricardo Coutinho conheceu o Laboratório de Processamento de Imagens e Sinais, o Laboratório de Engenharia e Certificados em Software, além do Laboratório de Tecnologias 3D. Neste, os pesquisadores que trabalham com a tecnologia de impressão em 3D explicaram como funciona o equipamento que tem a capacidade de reproduzir a anatomia da região que sofrerá intervenção médica.

Satisfeito com o que viu, o governador valorizou a parceria que já existe entre o Nutes da UEPB e o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande no fornecimento de biomodelos que são usados em cirurgias traumatológicas. Ele ainda destacou a experiência que o Núcleo tem adquirido durante seus três anos de funcionamento e confirmou o interesse de utilizar as órteses e próteses desenvolvidas também nos outros hospitais administrados pelo Estado.

“Espero que possamos, apesar de toda a dificuldade de recursos, unificar esforços para reduzir custos, aproveitar mão de obra, recursos humanos, a experiência e a consolidação do Nutes, que já é uma realidade. A ideia é que a gente possa aproximar para poder qualificar a atenção no atendimento de alta complexidade em todos os hospitais da Paraíba. Se conseguirmos isso, vamos diminuir as despesas com protótipos de politraumatismo, o que irá diminuir tempo de cirurgia e infecção hospitalar, tornando mais barata a assistência e aproximando o sucesso do atendimento”, disse.

 Já o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, afirmou que além desses serviços que são oferecidos pelo Nutes, a parceria que existe com o Ministério da Saúde ainda possibilitará a construção de uma fábrica escola de produtos hospitalares que serão preparados e desenvolvidos a partir do trabalho que é feito na Universidade. Segundo ele, todos esses materiais ajudarão a desenvolver a tecnologia, gerar emprego e renda à população, arrecadação ao Estado e incentivar o conhecimento produzido na Universidade.

“O conjunto de iniciativas que começa com o Nutes pode alavancar a qualidade de trabalho que é desenvolvido pela Universidade, bem como dar uma contribuição ao SUS na parte de produção de equipamentos, certificação de materiais e a parte de produção de prototipagem para cirurgias. O governador ter conhecido essa estrutura para entender a dinâmica da UEPB e compreender também a importância de criar canais para ampliar as parcerias que já existem entre a UEPB e Governo do Estado, vai fortalecer o trabalho que é feito na área de insumos e também ajudar na busca de apoio com o Governo Federal para fortalecer todos esses projetos”, destacou Rangel Junior.

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments