Partido catalão conseguiu 15 assentos, o maior número entre as siglas regionais. Brasileira chegou ao país há 25 anos.
Por G1
A brasileira Maria das Graças Carvalho Dantas conseguiu uma das vagas para o Parlamento da Espanha nas eleições deste domingo (28). Sergipana de Aracaju, ela se elegeu dentro dos oito assentos conquistados em Barcelona pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), independentista.
Partido Socialista ganha as eleições na Espanha
De acordo com a descrição no site do partido, Dantas é jurista e ativista social. Chegou a Barcelona há quase 25 anos para estudar. Atualmente, ela trabalha em uma empresa catalã na área de finanças, mas, segundo a agremiação, “usa todo seu tempo livre para participar ativamente de lutas sociais locais e internacionais”.
Ao todo, o partido ERC – sigla regional catalã, sem representação em toda a Espanha – arrematou 15 assentos no Congresso espanhol, o sexto maior número segundo balanço do jornal “El País”.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conseguiu o maior número de cadeiras, mas precisará do apoio de siglas menores para garantir a governabilidade. Confira abaixo a configuração do Parlamento espanhol.
Nova composição do Parlamento da Espanha — Foto: Wagner Magalhães/G1