sábado, abril 20, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioEducação e CulturaUFCG realiza Concerto da Paixão nessa quinta e sexta-feira

UFCG realiza Concerto da Paixão nessa quinta e sexta-feira

Eventos serão realizados na  Primeira Igreja Batista de Campina Grande e no Mosteiro SantaClara

O Coro de Câmara da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresenta nessa quinta, dia 17, e sexta-feira, dia 18, o 6º Concerto da Paixão. Os eventos serão realizados às 19h30 na Primeira Igreja Batista de Campina Grande e às 19h no Mosteiro Santa Clara, respectivamente.  O coro terá a regência do maestro Vladimir Silva e contará com a participação do Madrigal Ars Femina, que tem direção artística da mezzo-soprano Malu Mestrinho, além do pianista Paulo Cesar Vitor. As entradas são gratuitas.

O repertório do concerto será todo dedicado à música sacra barroca, incluindo o Beatus Vir, do compositor espanhol Juan Bautista Comes, o Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi, e o moteto Jesu, meine freude, de Johann Sebastian Bach. A proposta do evento é combinar música e espiritualidade, razão pela qual passagens bíblicas ligadas ao período da quaresma e da páscoa são recitadas entre as obras interpretadas.

Para o professor e maestro Vladimir Silva, o concerto é importante porque resgata obras de referência da literatura sacra coral, muitas das quais nunca interpretadas na região. “Teremos, por exemplo, o moteto policoral do compositor Juan Bautista Comes, que será executado por solistas, coro misto e um grande conjunto instrumental formado por trompetes e trombones. Já o Stabat Mater de Pergolesi, escrito com base em um poema medieval, da liturgia católica, descreve o sofrimento de Maria aos pés da cruz. Entre várias obras musicais escritas ao longo dos séculos sobre este dramático poema, o de Pergolesi é um dos mais conhecidos”, diz.

Sobre o Matrigal Ars Feminina

O Madrigal Ars Femina é um grupo permanente do curso de música da UFCG e tem se apresentado regularmente em eventos artísticos e culturais da região, servindo como coro escola para os alunos da UFCG. 

Coro de Câmara

O Coro de Câmara de Campina Grande, que este ano completa seis anos, tem uma ampla trajetória nacional e internacional, com apresentações em diversas cidades do Nordeste, São Paulo, Estados Unidos e França. Em maio de 2017, o Coro de Câmara interpretará a Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, em um concerto no Lincoln Center, Nova Iorque, Estados Unidos da América.

Fonte: Ascom

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments