A fase do atacante Rodrigão, do Campinense, é realmente muito boa. O artilheiro do Brasil em 2016 até o momento vem de dois jogos seguidos marcando três gols (um deles pelo Campeonato Paraibano e o outro pela Copa do Nordeste) e, com a participação no jogo diante do Imperatriz, nesta quinta-feira, ele assumiu a artilharia isolada da competição regional. Mas não é só isso que chama a atenção no desempenho do camisa 9 da Raposa. Se ele sozinho fosse um clube do Nordestão, e somando apenas os gols marcados na competição (seis gols em cinco jogos), ele só teria menos gols do que sete dos 20 participantes do torneio.

(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Os números são claros. Ele sozinho já tem seis gols marcados (três contra o Imperatriz, dois contra o Salgueiro e um contra o ABC). Um desempenho melhor do que sete dos 20 times participantes da competição (incluindo nesta lista o rival local, o Botafogo-PB, que marcou cinco vezes até agora) e igual a outros cinco. Se na disputa entrasse o próprio Campinense, o número de clubes superados aumentaria para oito, já que o artilheiro raposeiro marcou no Nordestão duas vezes mais gols do que todo o resto de seu time.
No comparativo, o atacante raposeiro tem mais gols que Salgueiro, Imperatriz e Botafogo-PB (cinco gols cada), que Juazeirense (quatro gols marcados), que Estanciano (três gols marcados), Confiança (dois gols marcados) e Flamengo-PI (que ainda não marcou gols). O camisa 9 rubro-negro supera, pelo menos, um time em cada grupo da competição regional.
+ Confira a tabela completa da Copa do Nordeste 2016
Além disto, Rodrigão tem o mesmo número de gols que ABC, América-RN, Coruripe, Vitória da Conquista e Sampaio Corrêa. E só é superado coletivamente por Ceará (12 gols), Bahia (11 gols), Sport (9 gols), CRB (8 gols) e Fortaleza, River-PI e Santa Cruz (7 gols).
No desempenho coletivo, Rodrigão vem ajudando a fazer do Campinense um dos melhores clubes do Nordestão até o momento. Já classificada, a Raposa tem 13 pontos e é a primeira colocada do Grupo A, dona da segunda melhor campanha da competição (apenas o Bahia, que lidera o Grupo C com 15 pontos e 100% de aproveitamento tem uma campanha melhor).
