sábado, abril 20, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioDestaquesBarack Obama diz que não via Hugo Chávez como inimigo

Barack Obama diz que não via Hugo Chávez como inimigo

obamaEm meio a novas tensões entre Caracas e Washington, opresidente Barack Obama disse que nunca tratou o ex-líder venezuelano, Hugo Chávez, como inimigo.

“Tomamos uma decisão estratégica bem no começo [da minha presidência], que consistiu em, ao invés de encará-lo como um adversário gigante, dar ao problema as dimensões que merecia e dizer: ‘Não gostamos do que está acontecendo na Venezuela, mas isso não é uma ameaça para os Estados Unidos'”, disse, em entrevista ao veículo “The Atlantic”.

Ele ainda lembrou de quando eles se encontraram e Chávez lhe deu uma cópia do livro “As Veias Abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano.

Venezuela e Estados Unidos tem uma relação tensa desde o final dos anos 1990, quando Hugo Chávez assumiu o Poder. Segundo os chavistas, os “imperialistas” norte-americanos tentam “desestabilizar” a política interna do país.

Na última quinta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou de volta o principal diplomata nos Estados Unidos, Maximilien Arveláiz, encarregado de negócios, após Obama renovar a ordem executiva que classifica o país como “uma ameaça”. “Chega de arrogância, prepotência e intriga”, disse o venezuelano.

Em março do ano passado, Obama classificou a Venezuela como uma ameaça para a segurança nacional norte-americana e anunciou sanções contra sete funcionários venezuelanos que Washington acreditava ter violado direitos humanos. Este ano, as medidas foram renovadas.

Fonte: Agência ANSA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments