sexta-feira, fevereiro 23, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioBrasilBolsonaro chega à Câmara para entregar projeto que muda regras da CNH

Bolsonaro chega à Câmara para entregar projeto que muda regras da CNH

Por Fernanda Calgaro, G1 — Brasília

 


O presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente nesta terça-feira (4) à Câmara dos Deputados para entregar um projeto de lei que muda as regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para que as mudanças entrem em vigor, o projeto precisará ser discutido no âmbito das comissões e, depois de aprovado, apreciado pelo plenário da Câmara e do Senado.

Conforme já anunciado, o governo pretende aumentar para 40 pontos de infração o limite para o motorista ter a habilitação suspensa. Atualmente, isso acontece quando o motorista completa 20 pontos no período de um ano.

Outra medida prevê a ampliação da validade da habilitação, que hoje é de cinco anos. A proposta é aumentar para 10 anos até que o motorista complete 50 anos de idade. Após esse período, a renovação volta a ser feita de 5 em 5 anos.

Embora o governo já tenha adiantado alguns pontos do projeto, a versão final da proposta ainda não tinha sido divulgada até a última atualização desta reportagem.

Em abril, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao dar detalhes sobre a proposta, explicou que, apesar de aumentar de 20 para 40 a quantidade de pontos que o motorista deve acumular para ter a carteira suspensa, o projeto vai acelerar a suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas, como dirigir depois de beber.

Segundo informações do Ministério da Infraestrutura, atualmente o processo de suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas chega a passar por seis instâncias. Com a proposta, seriam apenas três instâncias até que o motorista perdesse o direito de dirigir.

Visita à Câmara

É a segunda semana consecutiva que ele vai à Câmara. Na semana passada, Bolsonaro decidiu, de última hora, ir a pé do Palácio do Planalto ao Congresso, que ficam ao redor da Praça dos Três Poderes, para acompanhar parte de uma sessão em homenagem ao humorista Carlos Alberto de Nóbrega.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments