sexta-feira, maio 24, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioParaíbaComeça nesta quinta o 42º Encontro do Colégio de Diretores de...

Começa nesta quinta o 42º Encontro do Colégio de Diretores de Escolas da Magistratura

O evento será aberto às 18 h no auditório da Esma, em João Pessoa

A Escola Superior da Magistratura (Esma) promoverá a partir desta quinta-feira (10) até o próximo sábado (12) o 42º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem). O evento será aberto, às 18h, pelo presidente do Colégio, desembargador Antônio Rulli Júnior, e pelo diretor adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital de Almeida, no auditório “Desembargador Sebastião Sinval Fernandes”, em João Pessoa.

A abertura ainda contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e da diretora da Esma, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, além de outras autoridades.

Em ato contínuo, de acordo com a programação do evento, ocorrerá a solenidade de outorga da medalha ‘Ministro Domingos Franciulli Neto’ e do Diploma do Copedem a personalidade que prestaram relevantes serviços à cultura Jurídica e ao Poder Judiciário. Em seguida, o desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministrará palestra sobre “A importância das Escolas da Magistratura na formação permanente do Juiz”.

No segundo dia de atividades, na Sala de Conferência do Hotel Cabo Branco Atlântico, o Copedem prossegue com diversas conferências nos dois turnos. A partir das 8h30, o desembargador Marcos Villas Boas fará conferência a respeito das ‘Novas diretrizes para programas e cursos em EaD.

Ainda pela manhã, os diretores de escolas assistirão palestras sobre ‘Autonomia orçamentária das Escolas da Magistratura e a Priorização do primeiro grau como forma de aperfeiçoamento da magistratura’. Dando continuidade, a partir das 14h30, as conferências serão sobre ‘Considerações sobre a nova Resolução da Enfam e a Importância da cooperação acadêmica entre Universidades Públicas e Escolas da Magistratura’.

Já no sábado (12), o evento será encerrado com a elaboração, assinatura e divulgação da ‘Carta João Pessoa’, documento que reúne os pontos institucionais deliberados e aprovados por unanimidade pelos integrantes do Copedem. O último encontro de diretores de escolas da Magistratura ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado.

Encontro – O Copedem foi criado em 2005 e tem por objetivos a defesa de princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as escolas estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados, no âmbito da magistratura estadual; a promoção da integração das Escolas Estaduais da Magistratura, buscando uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do direito e visando ao crescimento intelectual do magistrado; e o fortalecimento das respectivas instituições.

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments