segunda-feira, fevereiro 26, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioEducação e CulturaCursos de capacitação beneficiam 382 servidores do Judiciário paraibano

Cursos de capacitação beneficiam 382 servidores do Judiciário paraibano

Desde o início do ano já foram disponibilizados 30 temas

A Diretoria de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Capacitação, tem constantemente tentado oferecer cursos de capacitação para os servidores do Judiciário paraibano. No primeiro trimestre de 2016, já foram disponibilizados 30 cursos de capacitação, com temas relacionados tanto à área de gestão pública, quanto à área jurídica.

No primeiro trimestre deste ano, 382 servidores participaram dos cursos disponibilizados pela Gerência de Capacitação e esse número representa 24% da meta de servidores capacitados para 2016 no 1º Grau, já que a meta estabelecida no Plano de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores para esse segmento da Justiça é de 1.595 servidores capacitados, totalizando 3.190 servidores no biênio (2015/2016).

O plano de formação atende aos requisitos das Resoluções 192 e 194/2014 do Conselho Nacional de Justiça, tratando a primeira da Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário e a segunda da Política de Atenção Prioritária ao 1º grau.

Com relação ao planejamento de cursos destinados aos servidores do 2º grau, o processo nº 366.140-7, com os temas solicitados devidamente consolidados, está em fase de análise e autorização superior, já que haverá necessidade de contratações, implicando em maiores impactos orçamentários.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, temos tentado buscar alternativas viáveis para a manutenção de bons níveis de conhecimento por parte dos nossos servidores, utilizando o mínimo de custo possível. Do início do ano até agora, vários editais com abertura de inscrições já foram publicados no Diário da Justiça eletrônico, a maioria para cursos na modalidade a distância, o que tem possibilitado a disseminação do conhecimento em praticamente todas as Comarcas do Estado”, destacou José Antônio Coelho Cavalcanti, diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Ainda segundo o diretor, “os editais estão hospedados, à disposição de todos os servidores, no ambiente virtual de aprendizagem do Tribunal de Justiça, no endereço eletrônico: ead.tjpb.jus.br”.

Planejamento – No campo comportamental, outras ações de capacitação também estão sendo trabalhadas, a exemplo de um Ciclo de Workshops sobre desenvolvimento de equipes, cujo processo de contratação está em tramitação no âmbito das diretorias do TJPB. A ideia é que esse trabalho seja desenvolvido, num primeiro momento, nas unidades que compõem o Poder Judiciário na grande João Pessoa, incluindo a secretaria do Tribunal de Justiça, para só depois ser expandido às demais comarcas do Estado, tudo a depender da situação financeiro-orçamentária da Instituição.

A Gestão por Competências também está em pauta. Segundo esclarecimento prestado pela Gerência de Capacitação, a “gestão de pessoas por competências”, metodologia que permite o desenvolvimento organizacional por meio das competências individuais das pessoas (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), possibilitará um avanço significativo na implantação de políticas de RH, considerando que todos os seus subsistemas serão positivamente afetados.

É através da gestão de pessoas por competências que a meritocracia poderá ser institucionalizada no âmbito do Poder Judiciário, possibilitando àqueles servidores mais compromissados com os resultados boas oportunidades de crescimento profissional, levando-se em consideração as chamadas “trilhas de desenvolvimento”, criadas a partir da estruturação de um novo sistema de avaliação de desempenho”,realçou Cláudio Cavalcanti, gerente de Capacitação.

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments