Venda de ‘supercarros’ despenca quase 70% no Brasil em 4 anos

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Enquanto o mercado geral de automóveis novos voltou ao nível de 2007, o de luxo continua distante da crise, mas não para o segmento milionário de Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce, Bentley, Maserati e Aston Martin. Estas marcas, que vendem em sua maioria modelos acima da barreira de R$ 1 milhão, viram o segmento encolher 68,3% nos últimos 4 anos e começaram 2016 sem sinal de melhora.

De acordo com dados da consultoria Jato Dynamics, que contabiliza tanto as vendas de representantes oficiais, como de importadores independentes, as representantes do alto luxo emplacaram apenas 71 unidades em 2015.

O número vem caindo pelo menos desde 2011, quando foi de 227 unidades. No ano seguinte a queda foi de 25%, para 169. Em 2013, a retração foi menor, de 12%, para 150 modelos. O ritmo se manteve em 2014, com 133 emplacamentos.

Já as 71 unidades de 2015 mostraram um agravamento da tendência, com queda de 47%, na comparação com o ano anterior. Desde 2011, o volume despencou 68,3%, um declínio mais acentuado que o mercado geral de carros, comerciais, ônibus e caminhões, que perdeu 30% no mesmo período, de 3,63 milhões para 2,56 milhões.

Mais atingida, a Aston Martin emplacou apenas 3 unidades no Brasil no ano passado inteiro – uma queda de 72% ante as 11 unidades de 2014 e de 91% com relação aos 36 carros vendidos em 2011.

Para a Bentley, 2015 foi um ano de 66% de encolhimento, com apenas 5 carros emplacados. Nos 3 anos anteriores, a fabricante britânica manteve uma média de 15 unidades por ano.Ferrari e Maserati ficaram perto de 50% de queda ante 2014, enquanto a Rolls-Royce teve um pequeno deslize de 12% e a Lamborghini se manteve estável com 12 unidades emplacadas.

 Motivos

Para Rene Martinez, sócio da consultoria EY no Brasil, a alta do dólar influenciou diretamente este nicho. “(Este tipo de veículo) É um divisor de águas de classe social. Tem uma retração por causa do dólar, já que o impacto da volatilidade é muito maior”, afirmou.

No ano passado, o dólar subiu 48%. Foi o maior avanço em quase 13 anos, que refletiu diretamente nos preços dos supercarros importados.

No final de 2013, era possível comprar um Lamborghini Aventador Roadster, por exemplo, por R$ 3,6 milhões. Atualmente ele é o mais caro do país e não sai por menos de R$ 4,7 milhões (veja a lista dos carros mais caros do país).

Outro motivo apontado por analistas é a queda do Produto Interno Bruto (PIB). “(Tem que considerar também) o arrefecimento da economia: quem compra esse tipo de carro é o empresário bem sucedido”, afirmou Maurício Muramoto, diretor da consultoria Deloitte no Brasil para indústria automotiva.

Aston Martin DB 11 já pode ser encomendado no Brasil por cerca de R$ 25 milhões (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)Aston Martin DB 11 já pode ser encomendado no Brasil por cerca de R$ 2,5 milhões (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

2016
O ano começou difícil para estas fabricantes, que possuem lojas concentradas na região da Avenida Europa, em São Paulo. Em janeiro, apenas Maserati e Ferrari emplacaram modelos no Brasil, segundo dados da Abeifa, que representa os importadores oficiais. As demais marcas de alto luxo “zeraram” no mês.

 Já em fevereiro, a Bentley saiu do nulo e vendeu uma unidade do Continental GT, que tem preço estimado de pelo menos R$ 1,1 milhão. A Maserati emplacou mais 2 unidades, só que do Ghibli, o mais “barato” entre os modelos pesquisados, com preço a partir de R$ 690 mil.

As representações oficiais de Lamborghini, Rolls-Royce e Aston Martin ficaram sem vendas nos dois primeiros meses do ano. O fato não é tão incomum, já que cada contrato fechado gera uma receita milionária para a importadora.

Uma concesionária da Chevrolet, por exemplo, precisa vender mais de 100 unidades do Onix – o carro mais popular no Brasil em 2015 – para chegar perto da receita de R$ 4,7 milhões de um Lamborghini Aventador Roadster, que é o mais caro do Brasil atualmente.

As marcas não quiseram comentar o desempenho e as expectativas para o futuro.

Ferrari é a marca mais desejada entre milionários no país (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)Ferrari é a marca mais desejada entre milionários no país (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

Mais desejada
A Ferrari continua sendo a marca que mais desperta o desejo de quem tem alguns milhões para gastar em um carro. Foram 20 unidades comercializadas em 2015, sendo 15 delas por meio da importadora oficial e outras 5 de forma independente.

O número é menos da metade do registrado em 2014 (47 unidades) e 75% menor que as 82 emplacadas em 2011, conforme levantamento da Jato Dynamics. O modelo 458, nas versões Speciale, Spider e Italia, respondeu por pelo menos 9 unidades vendidas em 2015.

Veja os 5 modelos de alto luxo mais vendidos no Brasil em 2015:

Ferrari 458 – 9 unidades
Italia: R$ 1,95 milhão
Spider: R$ 2,5 milhões
Speciale: R$ 2,7 milhões

Ferrari 458 Speciale (Foto: Uwe Zucchi/Reuters)Ferrari 458 Speciale (Foto: Uwe Zucchi/Reuters)

Maserati Ghibli – 9 unidades
Preço: a partir de R$ 690 mil

Maserati Ghibli (Foto: Gustavo Epifânio / G1)Maserati Ghibli (Foto: Gustavo Epifânio / G1)

Lamborghini Huracan LP 610-4 – 5 unidades
Preço: R$ 2,6 milhões

Lamborghini Huracán LP 610-4 é destaque no Salão de Genebra 2014 (Foto: Arnd Wiegmann / Reuters)Lamborghini Huracán LP 610-4 (Foto: Arnd Wiegmann / Reuters)

Bentley Continental GT – 3 unidades
Preço: a partir de R$ 1,1 milhão

Bentley Continental GT V8 (Foto: Raul Zito/G1)Bentley Continental GT V8 (Foto: Raul Zito/G1)

Rolls-Royce Ghost – 2 unidades
Preço: R$ 3,4 milhões

Rolls-Royce Ghost é o modelo de entrada da marca inglesa (Foto: Divulgação)Rolls-Royce Ghost é o modelo de entrada da marca inglesa (Foto: Divulgação)
Fonte: Auto Esporte

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