domingo, maio 19, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioUncategorizedFalta de estrutura dificulta tratamento da zika no interior da Paraíba

Falta de estrutura dificulta tratamento da zika no interior da Paraíba

A falta de um laboratório para realização de exames de sangue e até de materiais de expediente tem dificultado o tratamento contra o vírus da zika na cidade de Arara, no Agreste paraibano. Apenas nos primeiros dez dias do mês de fevereiro de 2016, o Hospital Municipal Natanael Alves registrou 1.100 casos.

Segundo a recepcionista da unidade de saúde, Adriana Trindade, por causa do grande número de pacientes os formulários acabaram durante os dias de Carnaval. “A gente está sem material e aí nós teremos a demanda do 6, 7, 8 e 9 para fazer revisando as fichas de anotações e conseguir preencher os formulários”, disse ela, que ainda espera a chegada do material.

Um dos médicos que trabalham no local, Edílson Ribeiro, se mostra preocupado em relação aos casos que estão aparecendo na cidade. “Começou com a dengue, depois veio a chikungunya e agora é a zika. Isso não é mais uma epidemia, é uma pandemia”, afirmou.

Outra coisa que tem atrapalhado o tratamento é a falta de um laboratório de exames. O diretor do hospital, Nino Flor, comentou a situação. “Pegou todo mundo de surpresa. O médico dá aquele diagnóstico visível. No hospital nós não temos laboratório para fazer exame de sangue”, falou. Devido a isso, vários pacientes são encaminhados para hospitais de Campina Grande.

O surto de zika também assusta as gravidas que moram na cidade. A gestante Marilene Duarte diz que perdeu dias de sono quando apresentou sintomas do vírus da zika e só se tranquilizou quando fez um novo exame de ultrassom, mas o receio permanece. “Eu sinto medo de ela [a doença] me pegar de novo”, contou.

A Secretária de Saúde de Arara informou que não tem conhecimento da falta de formulários e que o município está combatendo o mosquito.

Fonte: G1

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments