quarta-feira, maio 15, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioJoão PessoaJoão Pessoa concentra mais de 45% dos casos de microcefalia na Paraíba

João Pessoa concentra mais de 45% dos casos de microcefalia na Paraíba

João Pessoa concentra 45,69% dos casos notificados de microcefalia na Paraíba, com 260 registros de casos suspeitos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) no boletim epidemiológido da doença feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Do dia 28 de novembro até sábado (9), a Paraíba já notificou 569 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika vírus, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (12).

De acordo com a SES, os casos foram notificados em 104 municípios paraibanos. Além de João Pessoa, a maior parte dos casos foram registrados em Sapé (21 casos), Bayeux (18), Conde (17) e Alhandra (16). No total, 10 óbitos foram notificados como suspeitos de relacionados à microcefalia. O número de mortes dobrou em relação ao último boletim.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya -, feitas pelos agentes comunitários de endemias em parceria com o Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros, tem apresentado resultados no Estado. “Fazendo um balanço, segundo o Relatório Nacional, até o dia 11 de janeiro a Paraíba foi o primeiro estado em proporção de imóveis visitados. Até aquela data o número era de 70 mil imóveis visitados, e com a atualização da terça-feira, já estamos com mais de 90 mil. A meta é desafiadora e ousada, mas estamos mobilizados junto com os municípios para conseguir atingi-la”, diz.

A ação consiste em uma visita por parte dos agentes e dos homens dos Bombeiros e Exército nas residências. No local, a equipe conversa com os moradores sobre a prevenção e ainda vistoriam os quintais e jardins em busca de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito.

Casos nacionais
Desde o início do monitoramento de casos de microcefalia no Brasil, foram registrados 3.530 casos suspeitos da malformação possivelmente ligados ao Zika vírus em recém-nascidos. No ranking dos estados com maior número de casos, a Paraíba ocupa a segunda colocação, ficando atrás somente de Pernambuco, que tinha 1.236 casos até o boletim do Ministério da Saúde ser divulgado na terça-feira. De acordo com o Ministério, 20 estados brasileiros já apresentaram casos de microcefalia.

Fonte: G1

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments