segunda-feira, maio 27, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioPolíticaPosição política de membros da CPI do Tesoureiro atrapalhou trabalhos na CMCG

Posição política de membros da CPI do Tesoureiro atrapalhou trabalhos na CMCG

A posição política dos três vereadores que integram a CPI do Tesoureiro, instalada na Câmara de Vereadores de Campina Grande, para apurar as denúncias formuladas pelo ex-tesoureiro da PMCG Rennan Trajano contra a gestão passada, pode ter atrapalhado o andamento dos trabalhos.

Passados 180 dias de CPI, o relatório final ainda não foi apresentado. O texto deveria ter sido apresentado no último dia 3 de fevereiro, mas a ausência de um vereador, adiou o apresentação. Politicamente os três vereadores integrantes da CPI tem posições políticas diferentes.

O presidente e autor do requerimento que resultou na Comissão, João Dantas (PSD), é ferrenho adversário do deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). João Dantas é um dos lideres da bancada governista na Casa.

Por sua vez o relator Alexandre do Sindicato começou a legislação na bancada de oposição, mas depois migrou para a situação, e hoje integra a bancada que dá sustentação política ao prefeito Romero Rodrigues (PSDB). Já o vereador Rodrigo Ramos (PDT), é aliado de Veneziano, e faz parte da bancada oposicionista.

Diante do impasse e do adiamento da última, o presidente da CPI do Tesoureiro, vereador João Dantas, explicou que o pedido do adiamento foi apresentado pela assessoria do vereador Rodrigo Ramos. Ele lembrou Rodrigo Ramos sempre foi muito ativo nas sessões e contribuiu muito para as investigações. Segundo o vereador, o relatório será aprovado no dia 15, conforme requerimento aprovado na última sessão.

– Ele sempre foi muito ativo, diligente, ele conhece essa CPI tanto como eu e Alexandre. Eu estava pronto para votar mesmo com a ausência dele. Mas como nós somos um parlamento, eu fui induzido a mudar de posição. Eu segui decisão de maioria, o que é democrático, é um aspecto muito claro das minhas posturas. Nessa reunião bem ampla com o presidente da Câmara, nós entendemos que adiar oito dias não alteraria nada – contou.

O vereador Rodrigo Ramos procurou explicar o motivo de não ter comparecido à sessão da última quarta-feira, 3, para votar o relatório final da Comissão.

Ele disse que emitiu um requerimento ao presidente da CPI, João Dantas, e conseguiu um tempo maior para analisar e apresentar os contrapontos. Ramos alegou que recebeu o relatório na noite da terça-feira e não teve tempo de fazer uma análise aprofundada para realizar o voto.

– Eu disse ao presidente João Dantas que não ficaria à vontade de votar no relatório sem saber o que estava escrito. Vou fazer meu voto em pontos separados – relatou o parlamentar.

Ele ainda disse que está na fase da leitura e fazendo anotações e que, na segunda-feira, dia 15, já deve ter o parecer pronto para ser apresentado.

Relator da CPI, o vereador Alexandre do Sindicato, admitiu dificuldades encontradas durante todo o processo da comissão.

– Um processo de 180 dias, de muito trabalho ouvindo as partes envolvidas desde a denúncia. Esperamos que o relatório seja satisfatório e que os órgãos competentes tomem as providências cabíveis. Foi difícil localizar alguns envolvidos para serem ouvidos, muitos já chegaram com habeas corpus preventivo para não falarem, mas, pela a vasta documentação que recebemos da Secretaria de Obras do município e outros órgãos, conseguimos chegar a um relatório conclusivo – comentou. Alexandre afirmou ainda que o entendimento entre os colegas da comissão tem sido difícil.

– Tanto é que ainda vamos votar o relatório. Há algumas divergências e é normal, pois cada componente da CPI pode apresentar um relatório a parte ou fazer algum adendo ao próprio relatório do relator – pontuou.

A sessão dessa quarta-feira, 03, que votaria o relatório da CPI foi suspensa, através de requerimento, pelo vereador Rodrigo Ramos, que também é membro da comissão, e ficou marcada para o próximo dia 15. A leitura em plenário do relatório está prevista para o dia 17.

Fonte: PBAgora

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments