O governador Ricardo Coutinho (PSB) abriu oficialmente, nesta quinta-feira (11), o ano letivo da rede estadual de ensino. A solenidade de abertura foi realizada na Escola Técnica Estadual de João Pessoa – Pastor João Pereira Gomes Filho, na Av. Hilton Souto Maior, em Mangabeira.
No evento, Ricardo foi indagado sobre a crise econômica que o Estado enfrenta e ele comentou que há uma luta constante para cumprir compromissos, não apenas de pagamento de folha de pessoal, mas também de seguir com obras e inaugurações. Neste sentido, aproveitou para alfinetar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) quando disse que tem governante que inaugura ar-condicionado e ele entrega escola no valor de R$ 5 milhões.
“Eu e nem governador nenhum pode garantir pagamento de nada. Nós estamos cortando o que se pode, venho fazendo isso desde sempre e não de agora, tenho planejamento e cuidado com as coisas. Não se vê o Estado gastando 1 centavo de forma desordenada. O meu governo tem esse respeito, tanto é que dá para fazertanta coisa. Tem gestor que inaugura ar-condicionado, eu entrego escola no valor de R$ 5 milhões. São coisas bem diferenciadas”, explicou Ricardo Coutinho.
O governador destacou ainda que acredita que a crise deve reduzir seus efeitos a partir do segundo semestre, mas salientou as dificuldades que esse problema traz para a gestão.
“O dinheiro tem planejamento e foco, mas a crise vem de fora do país para dentro e do Governo Federal para os estados. Vinte deles estão enfrentando graves problemas. No entanto, a Paraíba é o único do país que paga dentro do mês trabalhado desde 2011. Nós continuamos a lutar bravamente para cada mês cumprir com nossos compromissos, não apenas de folha. Porque não vim para governar folha de pessoal e sim o Estado, para que obras sejam feitas, estudantes possam ter educação em escolas de qualidade. Mas apesar de tudo eu acredito no país e que nós vamos superar isso. Acredito que no segundo semestre vamos ter sinais de recuperação e os estados que se consolidarem melhor terão a capacidade de recuperar o tempo perdido de 2015”, finalizou.
Na ocasião, aconteceu a entrega simbólica de kit do estudante, agenda do estudante e fardamento; divulgação do Mestrado Profissional e dos editais dos prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação, além da aula inaugural das Escolas Cidadãs, sobre Cidadania e Juventude, ministrada pelo governador.
Fonte: PB Agora