sexta-feira, maio 17, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioBrasilSecretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República pede demissão do cargo

Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República pede demissão do cargo

Por Mateus Rodrigues, TV Globo — Brasília

 


Santa Rosa discursa em cerimônia no Planalto. Sentados, o então ministro Gustavo Bebianno (ao centro) e o ministro do GSI, general Heleno — Foto: Cléverson Oliveira Secretaria-Geral/Presidência da RepúblicaSanta Rosa discursa em cerimônia no Planalto. Sentados, o então ministro Gustavo Bebianno (ao centro) e o ministro do GSI, general Heleno — Foto: Cléverson Oliveira Secretaria-Geral/Presidência da República

Santa Rosa discursa em cerimônia no Planalto. Sentados, o então ministro Gustavo Bebianno (ao centro) e o ministro do GSI, general Heleno — Foto: Cléverson Oliveira Secretaria-Geral/Presidência da República

O secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, general Maynard Marques de Santa Rosa, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira (4). Segundo apurou a TV Globo, o militar colocou o cargo à disposição sem declarar o motivo.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos é subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, atualmente comandada pelo ministro Jorge Oliveira. Na agenda de Maynard, nesta segunda, constou apenas uma reunião com Oliveira às 10h30 – horas antes da entrega do cargo.

Segundo decreto publicado em agosto, compete à Secretaria de Assuntos Estratégicos “subsidiar a discussão das opções estratégicas do País” e “formular marcos referenciais de cunho estratégico para os interesses nacionais”, entre outras missões.

Santa Rosa estava no cargo desde janeiro, quando a Secretaria-Geral era comandada pelo ex-ministro Gustavo Bebianno (PSL). Quando Bebianno foi demitido, o general de quatro estrelas Maynard Santa Rosa chegou a ser cotado para assumir a Secretaria-Geral.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, nomeou o general de três estrelas Floriano Peixoto, de patente militar mais baixa. Na época, o colunista do G1 e da Globo News Gerson Camarotti apontou que a inversão das hierarquias tinha gerado impasse na pasta.

Floriano Peixoto comandou a Secretaria-Geral de fevereiro a junho, quando assumiu a presidência dos Correios. Desde então, o cargo é ocupado por Jorge Oliveira.

Segundo biografia divulgada pelo Palácio do Planalto, o hoje reformado general Maynard Santa Rosa passou 49 anos na ativa do Exército, após se formar na Academia Militar das Agulhas Negras – a mesma de Jair Bolsonaro.

Críticas à Comissão da Verdade

Em 2010, Santa Rosa foi exonerado da chefia do Departamento Geral de Pessoal do Exército pelo então ministro da Defesa do governo Lula, Nelson Jobim. A demissão foi motivada por uma carta em que Maynard Santa Rosa classificava a Comissão da Verdade como “comissão da calúnia”.

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, publicado no fim de 2014, apontou 377 pessoas como responsáveis diretos ou indiretos pela prática de torturas e assassinatos durante a ditadura militar, de 1964 e 1985.

Ao criticar a iniciativa, Santa Rosa disse que a comissão seria composta por “fanáticos”, e que equivaleria a “entregar o galinheiro aos cuidados da raposa”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments