sábado, abril 13, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioParaíbaTerceira plenária do Fórum Orçamentário ocorre hoje na comarca de Guarabira

Terceira plenária do Fórum Orçamentário ocorre hoje na comarca de Guarabira

A terceira plenária do Fórum Orçamentário do Poder Judiciário da Paraíba ocorre na tarde desta segunda-feira (14), na comarca de Guarabira. O evento vista discutir as demandas regionais da circunscrição (grupo de comarcas) e eleger as prioridades de investimento que deverão ser trabalhadas junto à construção do orçamento de 2017 para aquela região. O encontro será realizado no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) , às 14h.

Participarão do Fórum orçamentário juízes e servidores da 6ª circunscrição, região integrada pelas comarcas de Guarabira (sede), Alagoinha, Araçagi, Arara, Araruna, Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Caiçara, Mari, Pilões, Pirpirituba, Serraria e Solânea.

Durante o evento, é apresentada a dinâmica do Fórum, objetivos e etapas, assim como a relação com a Política de Priorização do Primeiro Grau, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, em caráter permanente, e que na Paraíba, vem sendo conduzida pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Para o desembargador Oswaldo, o Fórum é um instrumento que marca uma nova forma de se construir o orçamento do Judiciário: descentralizada e mais próxima das necessidades reais.

Ao recebermos as prioridades de todas as circunscrições, iremos tratá-las e discuti-las em uma semana de rodadas junto às Diretorias (audiências setoriais), para sabermos as viabilidades financeiras, orçamentárias e qual o planejamento necessário para que estas demandas possam ser inseridas no orçamento e encaminhadas à Presidência”, explicou o desembargador.

Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de expor os problemas enfrentados em suas comarcas e apontar possíveis soluções.

Eventos ocorridos – Duas plenárias já foram realizadas este ano. A inauguração do Fórum foi realizada na comarca de Cajazeiras, no dia 29 e fevereiro, onde magistrados e servidores da 5ª circunscrição votaram em “Segurança patrimonial e institucional”, “Capacitação” e “Construção, ampliação e reforma de unidades judiciárias” como eixos prioritários de investimento para aquela região.

A segunda plenária ocorreu no dia seguinte (1º de março), na comarca de Sousa, ocasião em que os participantes elegeram “Pessoal (funcionalismo)”, “ Concurso Público” e o “Aperfeiçoamento do Plano de Cargos” como prioridades.

Além dos servidores e juízes da região e do gestor da Política de Priorização, desembargador Oswaldo Trigueiro, participaram dos encontros o ouvidor geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho (que representou o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti), servidores da Diretoria de Gestão estratégica do Tribunal e os líderes de associações sindicais, Benedito Fonseca (Sindojus) e João Ramalho (Sinjep).

As próximas plenárias estão agendadas para os dias 17/03 (Campina Grande), 21/03 (João Pessoa/1º grau), 31/03 (Patos) e 04/04 (João Pessoa/2º grau).

Fórum Orçamentário – Instrumento de democracia participativa, que visa permitir aos magistrados e servidores atuarem na elaboração das leis que tratam do orçamento do Tribunal de Justiça da Paraíba, como projetos de lei do Plano Plurianual – PPA, de Diretrizes Orçamentárias – LDO, e do Orçamento Anual – LOA. Foi aprovado pelo Pleno no dia 9 de dezembro do ano passado.

Estão entre os objetivos do Fórum Orçamentário: instituição efetiva da democracia participativa no âmbito da Gestão das Políticas do Poder Judiciário Estadual; a criação de espaços de articulação de interesses públicos e a contribuição sobre a política de desconcentração dos investimentos, em busca de direcionar recursos para a valorização do Primeiro Grau.

Mais informações sobre o Fórum podem ser acessadas na página principal do site do TJPB ( http://tjpb.jus.br ), clicando em “Fórum orçamentário / Cartilha”).

Fonte: Ascom

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments