sábado, abril 13, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioManchetesToffoli deve negar pedido para que eleição na Câmara seja aberta e...

Toffoli deve negar pedido para que eleição na Câmara seja aberta e deve estender decisão ao Senado

Por Andréia Sadi

 


O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, vai começar a analisar nesta quinta-feira (10) o pedido feito à Corte pelo deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) para que a eleição da nova Mesa Diretora (incluindo presidência) da Câmara dos Deputados tenha votação aberta. Hoje, a votação é secreta.

Segundo o blog apurou, Toffoli deve negar o pedido, argumentando que o histórico da Corte foi o de sempre respeitar as questões interna corporis do Congresso – e que o regimento prevê a votação secreta. Toffoli também é contra o que ele chama de “ativismo judicial”.

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF — Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoO ministro Dias Toffoli, presidente do STF — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Como o ministro entende que não pode existir um entendimento para Câmara e outro para o Senado, ele deve decidir, ainda durante o seu plantão no recesso do judiciário, o recurso do Solidariedade contra a liminar do ministro Marco Aurélio Mello que autorizou voto aberto para a eleição no Senado.

Toffoli tem até domingo para decidir as questões – a partir do dia 14, assume o plantão no Judiciário o ministro Luiz Fux, vice da Corte.

FONTE G1

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments