domingo, maio 19, 2024
No menu items!
Google search engine
InícioJoão PessoaCampanha da PMJP será no próximo domingo e vai comemorar Dia Municipal...

Campanha da PMJP será no próximo domingo e vai comemorar Dia Municipal da Paz no Trânsito

Conscientizar a população para um trânsito cada vez mais seguro. É com este objetivo que educadores de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vão promover mais uma edição da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’, no próximo domingo (24), em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito.
pro

Para o dia, uma programação especial foi preparada. A concentração do evento está marcada para às 16h, no Busto de Tamandaré. Em seguida, será realizado um adesivaço a veículos que passarem pela localidade, além de panfletagem junto a pedestres que estiverem transitando pela orla. Às 18h, será promovida uma caminhada pela paz que seguirá até o Largo da Gameleira, onde o evento será encerrado.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, esta é uma ação educativa de extrema importância, tendo em vista que a população será orientada diretamente por especialistas. Além disso, ao adesivar os veículos, cada motorista estará assumindo o compromisso de zelar pela segurança em nosso trânsito.

“É um chamamento para que cada cidadão possa se conscientizar do papel que podemos exercer na sociedade, seja como condutor ou como pedestre, devemos agir com prudência e, assim, estaremos zelando não só por nós mesmos, como pelo próximo”, ressaltou.

Além de adesivos e panfletos, pela primeira vez dentro da campanha ‘Eu quero paz no trânsito’, placas educativas estarão à disposição da população, para que possam fotografar (fazer selfie) e publicar nas redes sociais, usando a #euqueropaznotransito.

“Esta é mais uma forma que encontramos para aproximar a população das nossas ações. São plaquinhas educativas que remetem a importância de termos cuidado com nossos atos”, reforça Gilmara Branquinho, chefe de Educação de Trânsito da Semob.

Como a bicicleta é um veículo que vem ganhando cada vez mais adeptos em João Pessoa e existem diversos grupos de ciclistas, este ano, a campanha também estará chamando atenção para os cuidados que devemos ter na condução da bicicleta ou ainda, em procurar respeitar o espaço do ciclista. Para isso, uma bicicleta pintada de branco estará exposta e representando os cuidados que devemos ter nas ciclovias, ciclofaixas e demais espaços designados e sinalizados para esta prática de esporte.

Além disso, também estará sendo estimulada sua prática no dia a dia, como meio de locomoção para o trabalho ou demais atividades rotineiras, sempre reforçando que os veículos de porte maior não devem levar riscos de acidentes e respeitar sempre os ciclistas.

Temas abordados – Durante as atividades serão repassadas ao público informações relacionadas ao respeito à faixa de Pazpedestre e vagas especiais (idoso e deficiente), cumprimento ao limite de velocidade, não usar aparelhos eletrônicos enquanto dirige, não misturar bebida alcoólica e direção, entre outras.

Além dos servidores da Semob, toda a população de João Pessoa está sendo convidada a participar, e como sugestão, está sendo indicado que os participantes vistam camiseta branca ou levem um lenço de cor branca.

Todos juntos pela paz – Colaboradores e parceiros também já confirmaram presença e estarão enviando representantes, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-PB), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Sest/Senat, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além deles, participam ONG Educar para o Trânsito Educar para Vida (ETEV), Dirigindo Bem, Auto Escolas, Porto Seguro, Revista Auto Mix, Fundação Fátima Lopes, ONG Não Foi Acidente, Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Semob de Cabedelo, STTP de Campina Grande, DMTRAN de Santa Rita, Patos e Sapé e sociedade civil organizada.

Fonte: Secom/JP

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine
Google search engine

Most Popular

Recent Comments